Banca de DEFESA: DANIELA PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : DANIELA PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 01/12/2022
LOCAL: Sala de Atos / FE 01 - Faculdade Educação - Campus Darcy Ribeiro / Asa Norte

O SUPERVISOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO MODELADO E O ISOLAMENTO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Supervisor Pedagógico. Isolamento docente. Currículo modelado. Organização do Trabalho Pedagógico.

A pesquisa surgiu da necessidade de compreendermos como as ações mediadas pelo supervisor pedagógico na modelagem curricular podem favorecer ou minimizar o isolamento docente e, assim, promover uma melhor Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Analisamos os posicionamentos dos supervisores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos eixos: ‘Supervisor pedagógico’, ‘Currículo modelado’ e ‘Isolamento docente’ e como eles se articulam. Nesse sentido, o pressuposto levantado preconiza que o Supervisor pedagógico pode ser um importante aliado frente ao isolamento docente, na busca de estratégias para um trabalho pedagógico que considera o poder “modelador e transformador dos professores” diante da implementação de um “currículo prescrito” (SACRISTÁN, 2000). Assim, esse estudo apoia-se na seguinte questão central: como as ações do supervisor pedagógico na modelagem curricular podem favorecer ou minimizar o isolamento docente? A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal que atende o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e junto a outros supervisores de escolas classes situadas em diferentes áreas da cidade de Ceilândia. A pesquisa tem abordagem qualitativa, por um estudo de caso único (YIN, 2015) com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Currículo em Movimento; entrevistas semiestruturadas com os gestores, coordenadores, Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), Atendimento Educacional Especializado (AEE),  Orientação Educacional (OE), professores e supervisores de outras unidades de ensino; aplicação de questionário aos gestores, coordenadores e demais profissionais  envolvidos diretamente na pesquisa e observação participante das coletivas, coordenações setorizadas, conselhos de classes e da semana pedagógica. Como produto técnico elaboramos um curso de formação continuada para supervisores e coordenadores da rede pública de ensino. Entre os teóricos que sustentam a nossa investigação, estão: Freitas (1992), Fullan e Hargreaves (2006), Lima e Silva (2020), Rangel (2001), Sacristán (2000), Saviani (2013), Silva (1981) e Veiga (2013). No concernente aos fatores que podem minimizar o isolamento docente mediante as ações do supervisor pedagógico na modelagem curricular, destacamos, a partir dos dados levantados e analisados: o direcionamento por parte da gestão do trabalho desse profissional para o pedagógico; a formação continuada específica; o conhecimento do que prescreve as suas atribuições; a partilha do trabalho com os demais profissionais envolvidos com a Organização do Trabalho Pedagógico, olhar humanizado e acolhimento para com os seus pares. Apontamos como possíveis fatores que podem favorecer o isolamento docente na mediação do currículo modelado: a sobrecarga de trabalho quando da não definição de sua atuação (administrativa ou pedagógica); desvalorização da função; a falta de um quadro completo de profissionais para partilha do trabalho; a escassez de formação continuada específica; a ausência de uma visão clara das suas atribuições;e a resistência do grupo em desenvolver um trabalho coletivo/cooperativo.

Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externa ao Programa - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Externa à Instituição - CLAUDIA PINHEIRO NASCIMENTO SILVA - UNIPROJEÇÃO
Externa à Instituição - VIVIANE MACHADO CAMINHA - ESPM