Banca de DEFESA: Alana Souza Lúz

DISCENTE : Alana Souza Lúz
DATA : 12/12/2022
LOCAL: virtual

A Caixa escolar do ensino primário nas páginas do Correio Braziliense (Brasília, 1960-1971)

Caixa escolar; Correio Braziliense; Distrito Federal; Ensino Primário; Financiamento

Considerando as novas tendências historiográficas e a utilização do jornal diário Correio Braziliense, como uma importante fonte histórica para a educação do Distrito Federal, é que emerge o seguinte objeto de pesquisa: a configuração da caixa escolar do ensino primário no recém-criado sistema de ensino do Distrito Federal entre os anos de 1960 a 1971. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar o funcionamento (contexto de emergência, financiamento e usos) da caixa escolar em Brasília, entre os anos de 1960 a 1971, isto é, da inauguração do sistema educacional até a promulgação da reforma de ensino por meio da Lei nº 5692, no ensino primário da nova capital. A pesquisa historiográfica foi desenvolvida a partir da busca de palavras chaves no jornal diário para a identificação e posterior classificação das notícias que abordaram de alguma forma as caixas escolares no sistema de ensino brasiliense. A metodologia compreendeu o acesso aos exemplares no Correio Braziliense através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A investigação demonstrou que a caixa escolar foi naturalizada no cotidiano das escolas do ensino primário de Brasília. Através das notícias pode-se traçar a emergência, diversos tipos de financiamento e usos que foram feitos através dessa prática escolar. A conclusão indica que a caixa escolar foi utilizada para auxiliar os órgãos públicos responsáveis no custeio dos alunos pobres dentro do novo sistema de ensino da capital. Mas não só eles, os prédios também foram beneficiados pela caixa, assim como a compra de diversos materiais e o oferecimento de lanche para todo o alunado. Será apresentado, como produto técnico da pesquisa, um minicurso sobre a caixa escolar direcionado as professoras e professores da rede pública do DF, com o objetivo de difundir as descobertas sobre a historiografia da educação local. Dois conceitos são fundamentais para as discussões que seguirão: o de representação e o de práticas, ambos de Roger Chartier (2002).

Externa à Instituição - GIZELE DE SOUZA - UFPR
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Presidente - 1203067 - JUAREZ JOSE TUCHINSKI DOS ANJOS
Externa ao Programa - 1951689 - LIEGE GEMELLI KUCHENBECKER