Banca de DEFESA: CECILIA JOSE DE SOUZA

DISCENTE : CECILIA JOSE DE SOUZA
DATA : 06/12/2022
LOCAL: virtual

A aplicação da robótica educacional para auxiliar no desenvolvimento das dez competências gerais da base nacional comum curricular.

Educação. Educação Básica; Robótica; Robótica Educacional; Base Nacional Comum Curricular; Ensino por Competência

A aprendizagem baseada em competências foi introduzida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma oportunidade para alcançar uma aprendizagem significativa e desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, observa-se que há um grande desafio para as instituições de ensino para implantação do que é requerido pela Base. Diante disso, o estudo proposto tem como objetivo principal verificar como a aplicação da robótica educacional pode favorecer para o desenvolvimento do conjunto das competências gerais da BNCC. Com esse propósito, trabalharemos a abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando da pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a realização deste estudo, usamos como instrumento para a coleta de dados e informações os questionários que foram aplicados para os docentes e estudantes. Como principais descobertas do estudo, verificamos que a robótica educacional robótica corrobora para o desenvolvimento de todas as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, ficou evidenciado os benefícios dessa prática para o desenvolvimento de competências tão complexas e importantes para o progresso integral dos estudantes, a fim de prepará-los para os desafios da sociedade moderna, para o mercado de trabalho, para o exercício da sua cidadania e na descoberta do seu projeto de vida.. Verificamos a necessidade de documentos norteadores que abordem a robótica educacional no contexto curricular, que possibilite a práxis da robótica educacional e as habilidades e competências que são desenvolvidas nos estudantes. O produto técnico proposto a partir dos resultados da pesquisa, propõe-se na matriz de referência da robótica educacional, que busca orientar a instituição de ensino pesquisada.

Externo à Instituição - FLÁVIO CÉSAR FREITAS VIEIRA - UFVJM
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Presidente - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO