Banca de DEFESA: Daniela de Sousa Oliveira Melo Veras

DISCENTE : Daniela de Sousa Oliveira Melo Veras
DATA : 01/12/2022
LOCAL: virtual

CICATRIZES DA REPROVAÇÃO:UM ESTUDO OTOBIOGRÁFICO COM ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE

Reprovação; Vivências; Educação superior; Escolha profissional; Avaliação

A tomada do tema da reprovação como um fenômeno que apresenta múltiplos significados e desdobramentos permite a percepção de seus reflexos na escolha profissional e durante a vida. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da reprovação na vida e nas relações pessoais e profissionais de estudantes da área da saúde da Universidade de Brasília (UnB).O método de pesquisa escolhido para a composição e a análise dos dados se chama Otobiografia. Trata-se de um tipo de abordagem qualitativa que se propõe a ouvir vivências em produções textuais. Os participantes da pesquisa são estudantes da área da saúde que experimentaram a reprovação na tentativa de ingresso na Educação Superior na Universidade de Brasília (UNB), que em algum momento em sua trajetória optaram pelo curso de medicina, mas percorreram caminhos dentro da própria área de saúde na universidade. Os participantes foram convidados a contarem suas histórias com o fenômeno da reprovação para a entrada em seu curso atual. Os resultados foram que os efeitos da reprovação são sentidos de forma singular, alertando para a importância de temas como saúde mental, importância das cotas para políticas de acesso à educação superior e perspectivas que atravessam sonhos, expectativas e realidades. Em conclusão, inferiu-se que a superação de fenômenos como a reprovação requer reconhecimento de uma noção que cada indivíduo produz consigo uma história, evidenciando que muito ainda deve ser pensado, analisado e objeto de reflexão quando se trata de uma temática, multifatorial e complexa, como a reprovação.

Externa à Instituição - VERA LÚCIA BLUM TOMAZ
Interna - 1414457 - CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI
Presidente - 1505145 - EMILIA CARVALHO LEITAO BIATO
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS