Banca de DEFESA: MARCIA DENISE RODRIGUES ALVES SARAIVA

DISCENTE : MARCIA DENISE RODRIGUES ALVES SARAIVA
DATA : 31/01/2023
LOCAL: virtual

CIRANDA INFANTIL: VESTÍGIOS DE UMA PRÁTICA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB, 2012- 2022).

Ciranda Infantil. Educação do Campo. Licenciatura em Educação do Campo. Educação Infantil Ciranda.

Neste estudo a busca foi pelos vestígios das práticas pedagógicas realizadas com as crianças filhas de estudantes campesinas nos espaços da Universidade de Brasília, no âmbito do Projeto intitulado Educação Infantil Ciranda, no campus de Planaltina. Tal projeto se caracteriza como de extensão e teve início no ano de 2012, percorrendo já sua primeira década de existência. Quando se pesquisa esse primeiro decênio, poucas são as informações ofertadas para além de estudos realizados por ex integrantes ou colaboradores do projeto. É pertinente ressaltar que o nome e as ações são projetadas em diálogo com o que se desenvolve na Ciranda Infantil que acontece dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta dissertação teve como objetivo identificar as práticas e o funcionamento do Projeto Educação Infantil Ciranda da Universidade de Brasília que acontece no campus de Planaltina, bem como caracterizar o significado da Ciranda Infantil junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), apontando as práticas do Projeto Educação Infantil Ciranda junto ao curso de Licenciatura em Educação do Campo e cotejando as ações das Cirandas Infantis, da Educação Infantil Ciranda com as concepções de criança, infância, educação infantil que regem a educação dos pequenos no Brasil. A pesquisa contou com levantamento bibliográfico e documental, entrevista semiestruturada. Perpassando pela documentação do Projeto Educação Infantil Ciranda e os estudos decorrentes do referido projeto, bem como as entrevistas com pessoas que já o integraram, é possível identificar semelhanças e diferenças com o que se classifica como práticas nas Cirandas Infantis. Ele se assemelha a Ciranda Infantil Itinerante, mas não no sentido de espaço físico e sim na rotatividade de crianças que passam a cada etapa pelo projeto. A cada semestre uma turma diferente de criança chega ao projeto, pois o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) funciona em sistema de alternância (Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Uma semelhança é a prática da mística que é feita através das danças, das cantigas de rodas e de certas brincadeiras. Tal compreensão se torna possível por meio da pesquisa qualitativa, pautada no cotejamento entre os estudos científicos e a documentação do projeto encontrada. A análise das informações construídas durante o processo de investigação, permitiu que se produzisse um conhecimento construtivo interpretativo sobre o tema, tendo como fio condutor o objetivo da pesquisa por meio de análise de categorias. Tomando por base nosso principal objetivo, identificamos que a presente pesquisa nos proporcionou um olhar de como ocorre as práticas pedagógicas no Projeto Ciranda Infantil com as crianças, evidenciando que o espaço proporciona as mães um certo acalento nos seus momentos de estudo. Sucintamente, trata-se de um projeto que visa o desenvolvimento educativo apoiado na experiência humana, que não se refira a um processo de alienação abstrata de valores, não obstante de experienciar esses valores, esse jeito de viver e de participar na coletividade.

Externa à Instituição - FRANCISCA ADMA DE OLIVEIRA MARTINS - UFAC
Presidente - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Interno - 1203067 - JUAREZ JOSE TUCHINSKI DOS ANJOS
Interna - 3056482 - MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI