Banca de DEFESA: TAIZE CARVALHO SANTOS

DISCENTE : TAIZE CARVALHO SANTOS
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

Título do trabalho em português - As dores maternas e os desafios impostos por ter um filho na socioeducação no Distrito Federal

socioeducação; dores maternas; maternidade-solo; medida de internação; Snowball

O trabalho busca compreender as dores maternas e os desafios impostos por ter um filho na socioeducação, seu objetivo principal é compreender o papel da figura materna no desenvolvimento da ressocialização dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no Distrito Federal/DF, sendo os objetivos específicos: analisar a trajetória familiar, profissional e educacional das mães de jovens em medida socioeducativa de internação no DF; identificar e analisar os principais problemas vivenciados por mães de jovens em medida socioeducativa de internação ao visitálos em uma unidade de internação; compreender a importância da figura materna no desenvolvimento social dos jovens que cumprem medida de internação; verificar possibilidades de apoio à mãe, a fim de facilitar a reinserção dos jovens no convívio social. A pesquisa foi desenvolvida tendo como pilar a metodologia qualitativa, sendo utilizado o método entrevistas semiestruturadas. As respondentes foram selecionadas pela técnica denominada Snowball. Com a pesquisa, verificou-se que estas mulheres possuem características semelhantes, como: ter uma família desestruturada, gestação precoce, baixa escolarização, empregos mal remunerados com cargas horárias exaustivas e maternidadesolo. Percebeu-se que elas passam por diversas dificuldades para visitar os filhos, como: a localização da unidade, a escassez financeira para comprar itens básicos para os filhos e o ter de lidar com visitas invasivas. É comum sofrerem preconceitos, sobretudo de pessoas próximas. Outros importantes achados estão relacionados ao fato de terem consciência de sua relevância na ressocialização do filho, todavia, não há uma postura protagonista do Estado, a fim de proporcionar sua atuação mais aproximada.

Externa à Instituição - CARLA CECILIA SERRÃO SILVA - UFMA
Externo à Instituição - IVAN ROCHA NETO - UFRGS
Presidente - 116.516.521-04 - ALCYONE VASCONCELOS - NÃO INFORMADO
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS