Banca de DEFESA: Jhonatas Silva Ferreira

DISCENTE : Jhonatas Silva Ferreira
DATA : 15/03/2023
LOCAL: virtual

Análise do conhecimento geográfico escolar: estudo de caso em Valparaíso de Goiás

: Conhecimento geográfico; Ensino de Geografia; Estudo de Caso; Linguagem Cartográfica; Alfabetização Cartográfica

A educação básica promovida pelos sistemas de ensino público convive com inúmeras dificuldades de aprendizagem, por parte dos estudantes de todas as etapas e modalidades. Esse quadro foi agravado diante da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), que modificou drasticamente a rotina de alunos e professores. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva avaliar o nível de conhecimento geográfico adquirido pelos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, em relação às habilidades desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de estudo de caso em escola de Valparaíso de Goiás. Parte-se da premissa que a leitura de mundo preconizada, tanto na Base Nacional Curricular Comum, quanto no currículo referência adotado pela rede municipal de ensino de Valparaiso de Goiás, necessitam de um trabalho específico para sua efetivação, ao se tratar de Geografia. Nesse sentido, as contribuições metodológicas da alfabetização cartográfica se fazem necessárias ao desenvolvimento dos conhecimentos geográficos, em especial o relativo à alfabetização cartográfica, que deve ser iniciada nos primeiros anos de escolarização. A partir dos processos de codificação e decodificação cartográfica, acionados por ocasião da própria alfabetização, o aluno mobiliza saberes geográficos conceituais e procedimentais basilares à promoção do raciocínio geográfico, que viabiliza aos discentes, condições para operá-los diante de situações cotidianas. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, a partir de: análise documental, do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino e do Documento Curricular adotado pelo sistema municipal de ensino (DC-GO); observação participante das aulas de geografia na turma de 6º ano; entrevista semiestruturada com o professor de Geografia regente na turma analisada; avaliação diagnóstica em relação às habilidades de leitura e representação cartográfica dos referidos alunos. Os resultados obtidos apontaram que existem severas lacunas na formação dos estudantes, no que se refere aos requisitos mínimos para se trabalhar Geografia. Desta forma, foi produzido um material de trabalho capaz de proporcionar um processo de intervenção didática, para reconstruir e ressignificar fundamentos conceituais e procedimentais que permitirão um trabalho mais adequado à construção de conhecimentos geográficos. Neste sentido, propõe-se um produto técnico educacional: fascículo de intervenção didática produzido a partir da oficina de Alfabetização Cartográfica, relativo à metodologia proposta como um curso de formação continuada de professores, direcionado aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ser realizada pela rede municipal, de modo a instrumentaliza-los em relação a importância de um processo de alfabetização integralizador, que viabilize a mobilização dos saberes geográficos, a partir da linguagem cartográfica.

Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Externo à Instituição - HUGO DE CARVALHO SOBRINHO - SEMA
Presidente - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Externo à Instituição - Maciel Pereira da Silva - SEEDF