Banca de DEFESA: FRANCISCO RAFAEL AMORIM DOS SANTOS

DISCENTE : FRANCISCO RAFAEL AMORIM DOS SANTOS
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Conferenciaweb RNP

INFORMAÇÃO PARA FORMAÇÃO: desenvolvimento de um programa de competência em informação na Faculdade de Ceilândia

Letramento informacional; Alfabetização informacional; Saúde baseada evidência; Programa educacional; Ensino superior.

As bibliotecas se tornam cada vez mais um importante espaço formativo para o desenvolvimento da competência em informação, que é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para busca e uso da informação para geração de conhecimento. Sendo competência fundamental para as práticas de saúde baseada em evidências, se apresenta na incumbência de impulsionar essa e diversas outras práticas e letramentos necessários na atual sociedade, a fim propiciar aumento do repertório cultural dos indivíduos e redes de aprendizagem, subsidiando suas ações e o agir de forma consciente, fundamentando decisões individuais e coletivas, possibilitando uma transformação social. O objetivo geral do trabalho foi analisar e compreender as práticas de busca e uso da informação desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Ceilândia (FCE), tendo em vista o desenvolvimento de produto técnico, um programa educativo de competência em informação destinada à área de Saúde. Propondo-se, portanto, autoavaliação da competência em informação da comunidade acadêmica da FCE, procurando-se analisar e diagnosticar as principais dificuldades e necessidades de busca e uso da informação. Assim, utilizando esse panorama como principal subsídio para o planejamento da proposta de um programa composto por mediações educativas a ser oferecido pela Biblioteca da FCE. Optou-se, portanto, por estratégia de pesquisa em formato de estudo de caso da comunidade acadêmica da área de saúde da FCE. A amostra da pesquisa foi não probabilística e intencional, representada por discentes, docentes e técnicos administrativos que procuram ou solicitaram mediações educativas à Biblioteca FCE durante o 2º semestre letivo de 2022 da UnB (out. 2022 a fev. 2023). O instrumento escolhido e elaborado para a coleta de dados foi o questionário online semiestruturado, baseado entre outros documentos, principalmente pelo Padrões de Competência em Informação para o Ensino Superior de 2000 e o Framework para a Competência em Informação para o Ensino Superior de 2016 da Association of College & Research Libraries (ACRL), aplicado de forma voluntária aos participantes das mediações. O número total de participantes das mediações educativas (convidados) foi de 282 e o total de participantes foi de 178, tendo como taxa de resposta/participação 63,1%. O resultado da pesquisa apresenta síntese do diagnóstico da frequência e diagnóstico autoavaliativo da competência em informação com que as categorias de análise Graduação (discentes) e Pós-graduação (docentes e técnicos) utilizam técnicas, normas, provedores, fontes e tecnologias da informação para elaboração dos trabalhos acadêmicos e científicos. Os resultados apontaram de forma geral que os participantes apresentam bons conhecimentos e habilidades em utilizar sites de buscas, fontes de informação em acesso livre e utilização das normas ABNT. Contudo apresentam lacunas de conhecimentos e dificuldades na elaboração e avaliação da pergunta de pesquisa, elaboração da estratégias de buscas com operadores booleanos, utilização de vocabulários controlados, de fontes de informações de saúde baseada em evidências, fontes de informações multidisciplinares de acesso restrito, utilização de gerenciadores bibliográficos e de revisão, e dificuldade em utilizar normas internacionais para escrita científica.

Presidente - 2414166 - RODRIGO MATOS DE SOUZA
Interno - 3012002 - TEL AMIEL
Externo ao Programa - 1572644 - FERNANDO CESAR LIMA LEITE
Externa à Instituição - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS - UFAL