Banca de DEFESA: Larissa Vargas Brandão

DISCENTE : Larissa Vargas Brandão
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

Aprendizagens e Bem viver – Uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua

Pessoas em Situação de Rua, Expressão corporal, Educação Ambiental, Etnografia, Decolonialidade, Bem Viver; Direitos Humanos

O trabalho que se segue é resultado de pesquisa realizada na Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP, no Distrito Federal, caracterizada por atender pessoas em situação de rua. Minha motivação para empreender o projeto se deu a partir da reflexão a respeito da escolarização de estudantes tomados por múltiplas vulnerabilidades. Nesse sentido, busquei entender como os conhecimentos iniciais desses estudantes, aqueles não escolares, participam do processo de aprendizagem. Para tanto, escolhi como metodologia a etnografia, que me permitiu adentrar o espaço escolar e me relacionar com as pessoas, sujeitos da pesquisa. No texto que segue, traço alguns pontos importantes para a criação da escola e discuto as políticas públicas e movimentos da sociedade civil que legitimam seu trabalho. Além disso, falo da estruturação do projeto a partir de minha formação inicial em Educação Artística e o posterior alinhamento das minhas práticas docentes com a Educação Ambiental e a Educação em e para Direitos Humanos, sendo esses os eixos temáticos para o produto técnico que apresento como resultado de pesquisa, a Oficina do Bem Viver, construída com um olhar decolonial, transdisciplinar e pautado em princípios de cosmologias de povos andinos e amazônicos, o Bem Viver. Por fim, compartilho um resumo dos encontros, dos debates, além de alguns achados e reflexões que surgiram nas atividades da oficina, buscando compreender o processo de escolarização das pessoas em situação de rua no DF.

Externa à Instituição - ANA MARIA RABELO GOMES - UFMG
Presidente - 2662431 - EDUARDO DI DEUS
Interna - 1298404 - FERNANDA NATASHA BRAVO CRUZ
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS