Banca de DEFESA: Sílvia Assis Oliveira

DISCENTE : Sílvia Assis Oliveira
DATA : 26/04/2023
LOCAL: virtual

O TRABALHO DO DIRETOR NO CONTEXTO ESCOLAR E OS RESULTADOS EDUCACIONAIS EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

Gestão escolar. Liderança. Resultados educacionais. Avaliação externa

A presente pesquisa considerou o Sistema Avaliação da Educação (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para buscar compreender a relação do(a) gestor(a) com os dados avaliativos externos que recebem em suas unidades escolares. Para tal, foram investigadas práticas pedagógicas de diretores de seis unidades escolares de anos iniciais da rede pública de ensino localizadas na regional de Taguatinga, que apresentaram melhoria progressiva no Ideb nos anos de 2015, 2017 e 2019, para verificar como ocorre o trabalho do diretor e se há relação entre resultados das avaliações em larga escala e o uso dos dados educacionais pelo diretor da unidade. A pesquisa, guiada pelo método qualitativo, teve como procedimento metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com membros da gestão, o monitoramento da rotina de um dos gestores (shadowing) e a análise documental. Ancorou-se ainda em revisão bibliográfica sobre o tema. Esta dissertação buscou rastrear, pela atuação da equipe gestora, indícios de que uma utilização dos dados avaliativos externos pudesse estar favorecendo os resultados de aprendizagem expressos no Ideb, já que as unidades investigadas vinham apresentando ascendência no índice. Foi possível perceber que, embora os dados da avaliação em larga escala já façam parte da rotina das unidades escolares, a utilização dos dados avaliativos externos ocorre de forma incipiente e pouco sistematizada, concluindo-se ser reducionista afirmar que a mobilização para o uso dos dados externos proporcionou o crescimento do Ideb nos anos investigados. Houve, contudo, a constatação de que quanto mais frequente é o acompanhamento das aprendizagens e quanto mais próximo está o(a) gestor(a) desse monitoramento, maiores são as possibilidades de colheita de melhores resultados pedagógicos. Enfocando aspectos apontados pelos gestores como limitadores para o uso dos dados, o produto técnico propõe o desenvolvimento/aprimoramento de estratégias que contribuam para melhor utilização dos dados.

Interna - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Externo à Instituição - ERISEVELTON SILVA LIMA - SEEDF
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Presidente - 1476784 - REMI CASTIONI