Banca de DEFESA: Kássia Moreira Cunha

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Kássia Moreira Cunha
DATA : 28/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

A relação entre a valência emocional e a aprendizagem: Como as emoções podem direcionar os comportamentos em sala de aula?


PALAVRAS-CHAVES:

Valência emocional, aprendizado, ensino de Física, emoção, motivação


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Partindo de indagações e reflexões a respeito das dificuldades de aprendizagem dos alunos na disciplina de Física do ensino médio e sua aparente desmotivação, o presente trabalho buscou estudar primordialmente a respeito das emoções e valência emocional e suas possíveis relações com o aprendizado; referenciais teóricos indicam que as emoções e a cognição estão intimamente relacionadas, o que nos instiga a investigar e analisar as emoções dentro do contexto de sala de aula, postulando que sendo as emoções tão fortes e influentes no comportamento humano, esses fenômenos emocionais e a valência emocional, que dá significado e aponta a relevância de dado evento ou acontecimento, é pertinente estudas esses fenômenos associados à aprendizagem dos estudantes; com os objetivos de investigar elementos relacionais entre a valência emocional e a aprendizagem e a influência das emoções sobre a motivação dos alunos foi desenvolvida uma entrevista com alunos da terceira série do ensino médio a fim de analisar o relacionamento dos alunos e alunas com a disciplina de Física; a partir dessa entrevista foi desenvolvida uma Sequência Didática com aulas pensadas para possibilitar maior envolvimento dos alunos em sala de aula e despertar maior interesse e curiosidade; os achados indicaram, nas entrevistas iniciais, que a maioria dos alunos e alunas possuem alta rejeição pela disciplina de Física, apresentam desmotivação e desinteresse e alguns dados indicam que esse desinteresse se dá em consequência de decepções através de baixas notas e dificuldades com os cálculos, os alunos acabam por abandonar o empenho na disciplina por possivelmente encararem a disciplina como muito complexa e difícil de ser compreendida; a complexidade dos cálculos parece repelir a atenção dos alunos e alunas; os questionários mostraram que aulas com aplicações práticas do mundo real retém maior atenção por parte dos estudantes e parece despertar maior engajamento em sala de aula; com relação a motivação, os achados indicam que apesar dos estudantes perceberem as aulas com aplicações práticas mais interessantes, parece que esse aspecto ainda não foi suficiente para despertar neles motivação intrínseca, alguns parecem apresentar motivação extrínseca mas ainda não o suficiente para desenvolverem maior afetividade pelos conteúdos de Física. O que nos indica a necessidade de maiores reflexões concernentes a metodologias de ensino e aprendizagem e suas contribuições para a motivação dos estudantes; esse trabalho tem o intuito de contribuir com novas investigações e reflexões concernentes as emoções e a valência emocional dentro de sala de aula, mais especificamente dentro do ensino de Física; os dados indicam que há ainda um vasto caminho a ser percorrido nessa área de estudo e que, de fato, como postulado inicialmente, todo o comportamento, atitudes, posicionamentos e motivação dos estudantes em sala de aula possuem alta carga emocional; e essa carga emocional está relacionada à sua aprendizagem, motivação e envolvimento em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externo à Instituição - HERBERT GOMES DA SILVA - UFBA
Externa ao Programa - 1100497 - JULIANA EUGENIA CAIXETA
Externo ao Programa - 2879082 - RONI IVAN ROCHA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 08:09
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