Banca de DEFESA: Mônica Oliveira dos Santos

DISCENTE : Mônica Oliveira dos Santos
DATA : 20/06/2023
LOCAL: Virtual

Uma história das práticas de educação dos surdos no Instituto Nossa Senhora do Brasil, no Distrito Federal (décadas de 1960 a 1990)

História da Educação dos Surdos; INOSEB; Práticas Educacionais Católicas; Calvarianas. Distrito Federal.

Considerando que não houve estudos científicos referentes à História da Educação de Surdos em Brasília, especialmente sobre o Instituto Nossa Senhora do Brasil – INOSEB, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar as características da educação oferecida aos surdos no INOSEB, entre as décadas de 1960 a 1990. Para tanto, realizouse uma pesquisa historiográfica, em que a metodologia compreendeu o acesso e utilização das fontes que a embasam. Em sua maioria, as fontes foram localizadas nos arquivos do INOSEB, constituídas por quatro grupos de documentos, quais sejam: relatos escritos sobre a história da congregação, documentos institucionais, fotografias e uma notícia do jornal Correio Braziliense. O acesso às demais notícias desse jornal se deram via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. As primeiras iniciativas de educação de surdos em Brasília remontam à década de 1960, em algumas instituições mantidas pelo poder público e/ou em escolas da Fundação Educacional do Distrito Federal, sobre as quais, infelizmente, nenhuma documentação parece ter sobrevivido ao tempo. Alguns vestígios dessas iniciativas foram localizados em notícias veiculadas em um periódico local. Essa fonte ainda não recebeu tratamento historiográfico por parte dos historiadores que têm se dedicado ao estudo da educação na capital federal. A investigação demonstrou o contexto da educação dos surdos no Distrito Federal, o processo de instalação do INOSEB nos anos 1960-1970, e analisou as características das práticas educativas do INOSEB nos anos 1970-1990. Apresenta-se como produto técnico desta pesquisa, um minicurso intitulado Aspectos históricos da educação de surdos no DF, que versa sobre as primeiras instituições de educação de surdos no DF, por meio da atuação do INOSEB, nos anos de 1960 a 1990, e que abordará: os vestígios de práticas educacionais, práticas católicas e os itinerários de educação atravessados pelos conceitos de representação e prática; o resgate das memórias dos educadores sobre sua própria atuação na educação de surdos no DF. Dois conceitos foram fundamentais para as discussões neste trabalho: o de práticas e o de apropriação, ambos de Roger Chartier (2002). O INOSEB é uma das primeiras instituições da cidade voltada à educação de surdos, e sua história ainda não foi objeto de tratamento historiográfico. O estudo fez perceber a sua importância para a contribuição na história da educação de surdos no Brasil e, sobretudo, cobrir uma lacuna na historiografia do Distrito Federal.

Externo à Instituição - GIOVANI FERREIRA BEZERRA - UFGD
Presidente - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Externa ao Programa - 1951689 - LIEGE GEMELLI KUCHENBECKER
Interna - 3056482 - MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI