Banca de DEFESA: Luís Gustavo Ferrarini Venturelli

DISCENTE : Luís Gustavo Ferrarini Venturelli
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Virtual

Relatos da vida e da educação no Guará (DF) através da autobiografia de duas professoras primárias (segunda metade do século XX)

Brasília. Cultura. Guará. História. Memória.

Esta pesquisa teve como objeto de estudo a autobiografia de duas professoras que viveram e trabalharam na cidade do Guará e a análise das revelações presentes nos relatos delas sobre a educação. O processo fornece pistas de suas representações culturais, assim como da própria educação ministrada na região administrativa do Distrito Federal. A cidade possui uma história peculiar, diferente do projeto original da nova capital. Suas primeiras escolas eram provisórias, com parede de metal, flandres e instalações precárias. Ademais, essa educação foi pensada em torno das representações defendidas por elas como parte de um projeto pedagógico cultural bem diferente daquele que se buscava estabelecer na área central ou Plano Piloto. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar que memórias de vida e da educação no Guará emergem da autobiografia “Como ensinamos uma cidade a ler”. Já os objetivos específicos são três: analisar a história de vida, formação e concepções sociais e educacionais das professoras ego autoras, investigar as origens e o cotidiano, bem como a educação no Guará por elas testemunhada. Como foi o processo de implementação do projeto pedagógico da nova capital nas escolas do Guará, tendo em vista o contexto histórico de sua fundação? A pesquisa busca compreender a formação nas unidades escolares do Guará. Ao fim, apresentar um minicurso sobre a história da educação para professores do Guará como produto técnico desta pesquisa. O trabalho se serviu de fontes documentais, foi estruturada a partir do livro autobiográfico das professoras e cotejada por matérias de jornais como Correio Braziliense e do Diário Oficial do Distrito Federal, ainda foram utilizadas fotografias que pertencem ao Arquivo Público do Distrito Federal. O recorte temporal se dá desde 1960 até meados da década de 1970.

Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Externa à Instituição - GIANE LUCÉLIA GROTTI - UFAC
Presidente - 1951689 - LIEGE GEMELLI KUCHENBECKER
Interna - 3056482 - MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI