Banca de DEFESA: Daniela Laender Caldeira

DISCENTE : Daniela Laender Caldeira
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Sala de reunião 1 - FE3

Aprendizagem; Crenças; Estratégias de aprendizagem; TDAH.

O tema da pesquisa foi “Estudantes com TDAH no Ensino Médio: crenças sobre as próprias capacidades matemáticas, aprendizagem e desempenho”. O trabalho justifica-se como forma de conhecer as crenças do estudante diagnosticado com o TDAH e identificar as estratégias de aprendizagem mais adequadas para o estudo da matemática. O objetivo da pesquisa foi identificar o possível impacto das crenças sobre as próprias capacidades matemáticas para a aprendizagem e desempenho de estudantes do Ensino Médio com diagnóstico de TDAH. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como percurso teórico-metodológico a Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Os instrumentos utilizados na construção das informações foram a entrevista semiestruturada, a entrevista com o Grupo Focal e a análise dos documentos dos participantes, estudantes do Ensino Médio que apresentavam diagnóstico de TDAH. As informações obtidas por meio das entrevistas semiestruturadas e do grupo focal foram alvo de uma análise temática a partir de categorias de análise construídas com base nos objetivos do estudo. Assim, os achados do estudo indicam que as crenças dos estudantes perpassam por situações vivenciadas pelos mesmos ao longo de sua transição ecológica, bem como da relação diádica professor-aluno. Outro ponto importante diz respeito às poucas estratégias de aprendizagem utilizadas por esses estudantes e a ausência do monitoramento da aprendizagem. Também é importante destacar a necessidade de uma prática de ensino mais interativa, por meio de metodologias ativas na educação, o que implica na importância da formação docente. Importante destacar a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao atendimento dos estudantes com TDAH.

Presidente - 1098857 - ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ
Interno - 185.143.241-87 - EDUARDO OLIVIO RAVAGNI NICOLINI - UnB
Externa à Instituição - KATILEN MACHADO VICENTE SQUARISI - SEEDF
Notícia cadastrada em: 02/06/2023 11:21