Banca de DEFESA: Aline Ribeiro de Oliveira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Aline Ribeiro de Oliveira
DATA : 28/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

AS FESTAS DE OUTUBRO: AS COMEMORAÇÕES DO DIA DAS CRIANÇAS E DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL (1960- 1971)


PALAVRAS-CHAVES:

Brasília. Festividades Infantis. Cultura Escolar. Dia das Crianças. Dia dos Professores.


PÁGINAS: 203
RESUMO:

As festas escolares constituem espaços de celebração, brincadeiras e criação de discursos e significados. Situamos essas festas como intrínsecas à cultura escolar. O objetivo da pesquisa é investigar as características das festas escolares do Dia da Criança e Dia do Professor no Distrito Federal veiculadas no jornal Correio Braziliense entre os anos de 1960 a 1971 na perspectiva da cultura escolar. As fontes compulsadas revelam que o Dia da Criança era celebrado de forma alargada, por meio de uma Semana que o antecedia e do Dia a ela dedicado propriamente dito. Temos quatro objetivos específicos: analisar quais eram os elementos das festividades da Semana da Criança e quais crianças essas festas queriam celebrar; perquirir quais eram os elementos das festividades do Dia especificamente dedicado à Criança e quais crianças essas festas queriam celebrar; delinear quais eram as características da festividade do Dia do Professor e quais professores essas comemorações queriam exaltar e apresentar, como produto técnico um minicurso sobre a história das Festas de Outubro nas Escolas do Distrito Federal. Na consecução dos objetivos, trilhamos o seguinte caminho: o primeiro capítulo tratará da Semana da Criança; o segundo, do Dia da Criança e o terceiro, do Dia do Professor. Por fim, o quarto capítulo apresentará o produto técnico resultado desta investigação. Como conclusões, tivemos que a Semana da Criança era composta por programações com ritos católicos, práticas educativas de caráter artístico, instrucional e assistencialista; de educação do corpo, de cuidados com a saúde, de prestação de contas com a sociedade; e contavam com a distribuição de alimentos e de presentes. A infância evidenciada na Semana era composta por crianças que se divertem, são cultas, católicas, disciplinadas, atletas, sadias, limpas, independentes, artistas e bem vestidas. Assim, tem-se a padronização da infância brasiliense. O Dia da Criança era formado por eventos similares à Semana da Criança, visto que aquela estava intrínseca a esta. Damos destaque no Dia para o passeio escolar que culminou no encontro das crianças com o presidente Juscelino Kubitschek. O Dia da Criança era destaque na sociedade, usado oportunamente pelo governo para propagandear a educação pública. Quanto à infância exaltada, o Dia tem o mesmo ideal transpassado pela Semana, mas com o adicional da menção às crianças abandonadas, que são cuidadas em lares de acolhimento. O Dia do Professor era comumente utilizado para homenagens. Ritos similares aos realizados na Semana e Dia da Criança também eram parte das celebrações. Em alguns momentos, foi aproveitado o ensejo dessa comemoração para ações com fins políticos, para denunciar os problemas e descasos, para vilanizar a imagem da classe, promover benfeitorias e serviços públicos e para proposições de benefícios aos docentes. Os professores eram idealizados na figura de uma mulher, que faziam sacrifícios, eram competentes, autoritários, heróis, tinham uma missão, sendo responsáveis pelo futuro da nação e pela propagação dos ideais nacionalistas. Em alguns momentos, eram vistos como indisciplinados, sobrecarregados e sem reconhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA BEZERRA CORDEIRO - UFPR
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Presidente - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Interna - 1951689 - LIEGE GEMELLI KUCHENBECKER
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 09:45
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app26_Prod.sigaa20