Banca de DEFESA: Flávia Motta Santos Duarte

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Flávia Motta Santos Duarte
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

Reorganização do trabalho pedagógico no contexto da pandemia da Covid-19: possibilidades e desafios


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, Currículo, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico e Covid-19


PÁGINAS: 183
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo contribuir com o processo de pesquisa sobre a implementação do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no período da pandemia da Covid-19, com foco na organização do trabalho pedagógico e na transposição do currículo, em um momento de calamidade pública. A perspectiva da subjetividade e compreensão de significados atribuídos pelos sujeitos participantes deste estudo é um campo de pesquisa a ser explorado, especialmente no que diz respeito à prática pedagógica nas Instituições Educacionais, estimulando a profilaxia para contextos emergenciais futuros. O projeto é estruturado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão da essência da experiência dos sujeitos envolvidos na ação docente. Para subsidiar a discussão dos dados, a pesquisa será ancorada nas abordagens teóricas de Bernstein (1984), Sacristàn (1998, 2000, 2013), Santomé (1995, 1998), Silva (2009, 2010, 2015), possibilitando a melhor compreensão do conceito de currículo e a relevância das vivências práticas oportunizadas pelo contexto de sala de aula na conjuntura pandêmica, bem como nos elementos que integram a Teoria Histórico-Cultural, principalmente no que diz respeito às contribuições de Vygotsky, para auxiliar na fundamentação do entendimento dos processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o percurso para produção de dados empíricos será composto por revisão da literatura, análise documental e constituição de grupo focal, tendo como objetivo geral identificar e analisar a educação no contexto pandêmico e como se deu a implementação do currículo escolar pelos docentes. Ao final, os dados produzidos serão objeto de análise de conteúdo conforme técnica preconizada por Bardin (1977), com categorização emergente das informações reunidas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1505145 - EMILIA CARVALHO LEITAO BIATO
Presidente - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Externo ao Programa - 2879082 - RONI IVAN ROCHA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - Vangela do Carmo Oliveira Vasconcelos - SEEDF
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 10:40
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