Banca de DEFESA: Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena

DISCENTE : Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena
DATA : 20/07/2023
LOCAL: Virtual

Por que os educandos não permanecem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? análise das políticas educacionais da EJA no Distrito Federal, Brasil (2013-2021)

Educação de Jovens e Adultos; políticas educacionais; interseccionalidade; transversalidade; formação continuada

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica caracterizada pela expressiva pluralidade cultural. Diante desse contexto, essa pesquisa apresenta como tema o desafio de implementar políticas educacionais que favoreçam o acesso e a permanência dos sujeitos da EJA na escola, considerando a interseccionalidade de vulnerabilidades e a importância de ações transversais na formulação dessas políticas. O objetivo geral é caracterizar as novas matrizes curriculares da EJA do Distrito Federal como estratégias de acesso e permanência, possibilitando a formação integral dos sujeitos da EJA e a sua inserção no mundo do trabalho, indo ao encontro dos anseios e necessidades desses estudantes trabalhadores. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa como instrumento de análise dos normativos nacionais e distritais e dos dados públicos referentes ao público atendido pela modalidade. A fundamentação teórica aborda o contexto da EJA, dos sujeitos da modalidade e dos desafios da implementação de políticas educacionais afirmativas. Os resultados dessa pesquisa revelam a necessidade de o Estado investir na valorização dos profissionais da educação que atuam com a EJA, bem como em sua formação continuada. Dessa forma, essa pesquisa apresenta como produto técnico-educacional a proposta de um curso de formação continuada para os profissionais da educação que atuam com a modalidade EJA no DF, de modo que possam compreender a integração curricular da EJA com a Educação Profissional e Tecnológica como estratégia de acesso e permanência dos estudantes na EJA.

Externa à Instituição - PATRÍCIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA - UEPG
Externa ao Programa - 1543958 - CAROLINE BAHNIUK
Externo à Instituição - GILVAN CHARLES CERQUEIRA DE ARAUJO - UCB
Presidente - 064.374.469-00 - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC