Banca de DEFESA: Alessandra de Oliveira Vilela

DISCENTE : Alessandra de Oliveira Vilela
DATA : 06/07/2023
LOCAL: Sala de reunião 1 - FE3

AÇÕES PEDAGÓGICAS DE INCENTIVO À LEITURA E OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA (2005 a 2019): UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL

Educação. Saeb. Leitura. Ensino fundamental. Avaliação educacional.

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo analisar os efeitos de ações relacionadas à leitura sobre os resultados do Saeb de Língua Portuguesa em escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Região Administrativa do Gama, Distrito Federal (DF). A pesquisa utilizou o método qualitativo. Foi realizada análise documental e entrevista semiestruturada com dois diretores e professores do 3º e 4º ano do ensino fundamental de duas escolas selecionadas com maior e menor Ideb. Foram analisados, também, dados do Saeb disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e houve, ainda, o registro de imagens das bibliotecas das escolas públicas dos anos iniciais. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que ações pedagógicas eficazes de leitura contribuem para os resultados do Saeb. Conclui-se que a pesquisa realizada possibilitou a compreensão dos fatores relacionados à leitura que podem repercutir no desempenho dos estudantes em avaliações externas em larga escala, como o Saeb.

Interna - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Externa ao Programa - 1280776 - DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA - nullPresidente - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externa à Instituição - PATRICIA VIEIRA NUNES GOMES - INEP
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 08:56