Banca de DEFESA: Patricia Pina Vieira

DISCENTE : Patricia Pina Vieira
DATA : 06/07/2023
LOCAL: Virtual

Educação emocional também é fundamental – A experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes

Educação. Metodologia STAR. Habilidades socioemocionais. Educação emocional. Políticas públicas.

Este trabalho tem como objetivo avaliar a metodologia STAR (Sistêmico Treinamento de Autoconhecimento Relacional) como uma opção para auxiliar educadores de uma escola pública do Distrito Federal no desenvolvimento de habilidades socioemocionais em adolescentes. Os adolescentes enfrentam desafios no mundo conectado atual, e o desenvolvimento dessas habilidades é essencial para superar tais desafios. O estudo utiliza o método qualitativo, por meio da abordagem do estudo de caso. Foram aplicados questionários a educadores e educandos, visando compreender melhor o impacto da abordagem no aprendizado socioemocional. Além disso, apresenta um produto técnico, um caderno de atividades, que compila exercícios para auxiliar na aplicação da metodologia. Pode-se concluir que o trabalho ratifica a importância de promover o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes e destaca a metodologia STAR como uma ferramenta relevante nesse contexto.

Externa à Instituição - DAIANE DOS SANTOS CORRÊA CABANHA - UNIGRAN
Interna - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Externa ao Programa - 1280776 - DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA - nullPresidente - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 12:02