Concepções e práticas da Extensão Universitária na Universidade de Brasília
Extensão Universitária; concepções; práticas; formação; política
A extensão universitária tem o papel de dialogar com a sociedade, responder suas demandas e expectativas, reconhecer a diversidade, valores e cultura. Na Universidade de Brasília o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão está presente na organização dos processos pedagógicos, no desenvolvimento das atividades didático-científicas e na diretriz orientadora da ação extensionista. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da extensão para a formação dos estudantes a partir das concepções dos atores envolvidos e das práticas desenvolvidas nos projetos de extensão do Instituto de Ciências Exatas. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir de levantamento bibliográfico e documental e de entrevistas semiestruturadas com participantes dos projetos de extensão do Instituto. Os dados foram interpretados a partir de três categorias de análise: concepção de extensão universitária, função da extensão universitária e inserção da extensão no currículo. Verificou-se que as concepções de extensão dos participantes se aproximam de uma concepção acadêmica, coerente com as concepções e significados postulados no Projeto Político Pedagógico Institucional, já que as ações são orientadas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promoção de eventos e repasse de tecnologias e na relação dialógica com vistas a oxigenação da universidade e transformação da sociedade. Enquanto associada à função do ensino, a extensão demonstra acrescentar qualidade na formação acadêmica, proprocionando uma aprendizagem mais criativa e inovadora, para que ao final do processo formativo, o indivíduo seja capaz de atuar de forma crítica na sociedade.