Banca de DEFESA: ANA LUIZA MACHADO KOBAYASHI

DISCENTE : ANA LUIZA MACHADO KOBAYASHI
DATA : 25/07/2023
LOCAL: virtual

A AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UnB: INSTRUMENTO APLICADO AOS ESTUDANTES

Autoavaliação; Avaliação da Pós-Graduação; Instrumento de autoavaliação discente;

Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e vincula-se à área de concentração de Políticas Públicas e Gestão da Educação. A autoavaliação leva em consideração todos os componentes do processo de ensino e de aprendizagem, sendo extremamente necessária como ferramenta de gestão para os Programas de Pós-Graduação, por considerar aspectos não contemplados pela avaliação externa. Ela pode demonstrar a eficácia da qualidade do programa de pós-graduação. Contudo, por ser um tema novo para os estudantes, docentes e técnicos administrativos, este trabalho teve como objetivo analisar a performance do instrumento de autoavaliação discente, para que seja implementado no Projeto de Autoavaliação do PPGEMP pela Comissão de Autoavaliação. Nesse sentido, apresentam-se como objetivos específicos: apontar as primeiras impressões autoavaliativas dos estudantes do Programa; analisar os resultados da aplicação do instrumento de autoavaliação discente; e divulgar a autoavaliação discente à comunidade do PPGEMP como forma de contribuição ao planejamento estratégico do programa. Para o alcance dos objetivos realizou-sepesquisa qualitativa, de natureza descritiva, empreendida em cinco etapas que se inter-relacionam e se complementam, sendo elas: a revisão literária; a descrição da trajetória histórica da pósgraduação; a resenha da literatura; a aplicação do questionário aos alunos do programa; análise dos dados coletados e resultados encontrados. Foi realizada análise de conteúdo, de natureza descritiva. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicam que, apesar das críticas ao processo de avaliação da Capes, o instrumento de autoavaliação discente configura um método objetivo e válido. Entende-se que esta pesquisa ratifica a relevância do processo de autoavaliação no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Modalidade Profissional, trazendo elementos para induzir o amadurecimento do ciclo autoavaliativo proporcionando corresponsabilização, colaboração e engajamento, contribuindo para a melhoria da pós-graduação, da qualidade da formação de pesquisadores brasileiros e, principalmente, buscando garantir a prática democrática no âmbito pós-graduação.

Externa à Instituição - FABIANE ROBL - CEBRASPE
Interna - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Presidente - 1414457 - CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA