Banca de DEFESA: GABRIELLE DRAGO THORPE

DISCENTE : GABRIELLE DRAGO THORPE
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Virtual

A atuação do pedagogo nas ações de aprendizagem desenvolvidas em ambientes organizacionais: o caso da Universidade de Brasília

Ações de Aprendizagem; Trabalho; Pedagogo; Ambiente Organizacional

A presente pesquisa situa-se no contexto de transformações sociais, econômicas e políticas que englobam reestruturações nas organizações públicas e privadas, bem como a forma de gestão dos processos de trabalho e das pessoas que os realizam. E não somente as organizações precisaram se adaptar à nova realidade social e de trabalho, como também os profissionais precisaram apresentar novas competências. As ações organizacionais que visam desenvolver essas competências profissionais são costumeiramente planejadas por profissionais das áreas de psicologia e administração. No entanto, o profissional que possui formação diretamente relacionada ao processo de ensino aprendizagem é o pedagogo. Vale destacar que há diferenças entre as práticas educativas desenvolvidas no ambiente escolar daquelas nos ambientes profissionais. Nesse sentido, a pesquisa se propõe a analisar o papel do pedagogo no desenvolvimento de ações de aprendizagem na Universidade de Brasília. A pesquisa considerou tanto as teorias e experiências da área da educação, bem como as teorias e experiências existentes nas outras áreas do conhecimento referente ao tema abordado na presente pesquisa. Foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa. Ao final do estudo, se apresenta como produto técnico uma proposta de atuação do pedagogo nas ações de aprendizagem oferecidas aos servidores da Universidade de Brasília a fim de contribuir no processo de planejamento de organização de vagas e perfil do pedagogo na UnB.

Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externo à Instituição - HERBERT GOMES DA SILVA - UFBA
Interna - 3056482 - MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI
Externa ao Programa - 1308175 - OTILIA MARIA ALVES DA NOBREGA ALBERTO DANTAS - null