Banca de DEFESA: LUDMILLA LEITE GUEDES

DISCENTE : LUDMILLA LEITE GUEDES
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Sala de reunião 1 - FE3

EVASÃO DISCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO NA FAV/UNB

Evasão universitária; Pós-Graduação; Stricto Sensu; Ensino Superior; Pandemia; Covid-19

Este trabalho foca a evasão discente em cursos de pós-graduação stricto sensu na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB) entre 2017 e 2022, enfatizando o impacto da pandemia de COVID-19. A evasão de estudantes é um problema significativo, levando a perdas sociais, acadêmicas e econômicas, especialmente em instituições públicas onde há gasto de recursos públicos. Com a pandemia, a educação sofreu impactos significativos, exigindo adaptações como a implementação do ensino remoto emergencial pela UnB. O estudo se estrutura em formato multipaper, com introdução, dois artigos, um produto técnico e considerações finais, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas, análise de documentos institucionais e levantamento do Estado do Conhecimento. O produto técnico proposto é um questionário anexado ao formulário de solicitação de desligamento, buscando coletar dados sobre os motivadores da evasão. O objetivo é usar essas informações para desenvolver estratégias para reduzir os índices de evasão nos programas de pós-graduação da FAV-UnB. A pesquisa é especialmente relevante devido à escassez de estudos sobre a evasão na pós-graduação stricto sensu e à necessidade de entender os efeitos da pandemia na educação.

Presidente - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externo à Instituição - IVAN ROCHA NETO - UCB