Banca de DEFESA: Isabelly Goulart Mourão

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Isabelly Goulart Mourão
DATA : 15/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reunião 1 - FE3
TÍTULO:

Relações objeto, fonema e grafema durante situações educativas de leitura compartilhada em crianças de 4 e 5 anos de uma escola infantil


PALAVRAS-CHAVES:

Literacia; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

A consciência fonêmica é um importante requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita. Estudos científicos apontam para a relevância da literacia emergente no desenvolvimento dessa competência. Nessa perspectiva o objeto possui um importante papel, uma vez que está carreado de significados e conhecimento sociocultural, sendo compartilhado entre o adulto e a criança desde o nascimento. Através deste busca-se identificar o papel que os objetos têm na aprendizagem de aspectos fonêmicos em crianças de quatro e cinco anos, durante situações educativas mediadas por adultos. Para tanto, utilizou-se estudo de caráter não experimental, transversal descritivo-exploratório, de caráter observacional envolvendo registros de áudio e vídeo. Os resultados apontam para uma estreita relação entre a aprendizagem da consciência fonêmica e o uso de objetos, concluindo que a ação intencional do adulto, por meio de situações educativas, e o uso de objetos na aprendizagem infantil é fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem da consciência fonêmica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JUAN JOSÉ GIRALDO HUERTAS - UH
Externa ao Programa - 1707169 - ELOISA NASCIMENTO SILVA PILATI - nullPresidente - 1104190 - FRANCISCO JOSE RENGIFO HERRERA
Interno - 2414166 - RODRIGO MATOS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 09:24
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28