Banca de DEFESA: Melissa Lemos Apolônio

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Melissa Lemos Apolônio
DATA : 12/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

POLÍTICAS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, RAÇA E CLASSE: O QUE DIZEM AS MÃES SOCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DO DISTRITO FEDERAL?


PALAVRAS-CHAVES:

Acolhimento Institucional; Mães Sociais; Crianças/Adolescentes; Vivências; Escola


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Busca, numa instituição localizada na cidade de Brasília, como as mães sociais, que atuam direto com as crianças e os adolescentes acolhidos/as, veem a inserção dos infantes no ambiente educacional e compreender como se dá esse acompanhamento entre as instituições Casa Real e escola pública. Expressando as opiniões das mães sociais e as principais dificuldades apresentadas nas perspectivas dessas “mães”, na relação instituição – escola referentes ao racismo, classismo e sexismo, e o fato de serem crianças institucionalizadas como se interseccionam, e se apresentam como um agravante. Na pesquisa foram utilizadas ferramentas de triangulação para análise dados, de base qualitativa, onde, para alcance dos resultados foram utilizadas técnicas como questionário e aplicação de entrevista semiestruturada; foram também desenvolvidas análises documentais e revisão bibliográfica. As questões que norteiam este estudo são: Como as mães sociais percebem os reflexos das vivências sociais, especialmente vividas na escola, e trazidas pelas crianças e adolescentes que estão institucionalizadas na “Casa Real”? Elas observam essas crianças e adolescentes como protagonistas de suas vidas? Na visão dessas profissionais, as crianças e adolescentes sofrem preconceitos por viverem em situação de acolhimento? Relatam fatos de violências por questões de raça/ cor, gênero, e classe de forma combinadas ou não? Na visão dessas mães sociais da Casa Real, em relação à escola, percebem alguma diferença de tratamento por serem “meninos/as de abrigo”? Como resultado, o estudo observou que existe o preconceito arraigado em falas e ações, não só por parte de colegas em sala, como também de professores, apontando a importância do trabalho sobre o que é estar institucionalizado, e reforçar o enfoque na questão racial. Em decorrência, foi elaborada uma proposta de curso de extensão, com a finalidade de serem elencados alguns conceitos que perpassam os resultados desenvolvidos a partir dos dados estudados


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Externo ao Programa - 1212582 - LEONARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA ORTEGAL - nullExterna à Instituição - MARIA APARECIDA CAMARANO MARTINS - SEEDF
Presidente - 2558243 - RENISIA CRISTINA GARCIA FILICE
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 13:45
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28