Banca de DEFESA: TWILA LAZARINI

DISCENTE : TWILA LAZARINI
DATA : 29/01/2024
LOCAL: online

MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: ANALISE DOS DISPOSITIVOS CURRICULARES DE TRÊS REGIÕES BRASILEIRAS

Migração; migrante; currículos educacionais; região Norte; região Centro-Oeste; região Sudeste.

O movimento migratório no Brasil é um fenômeno complexo que tem suas raízes em diversas causas, um passado obscuro marcado por violações, e um presente que, apesar de mudanças significativas, ainda apresenta uma violência em relação aos migrantes. Ao longo da história, diferentes regiões do país foram palco de movimentos migratórios, impactando a vida de brasileiros. Essa realidade é frequentemente marcada por desafios como a busca por abrigo, a adaptação a novos contextos culturais e a reconstrução de vidas interrompidas por eventos traumáticos. No entanto, ao examinar os currículos estaduais das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, observamos uma variação significativa na abordagem desse tema sensível. Alguns currículos apresentam uma atenção detalhada à migrantes, destacando sua importância histórica e social, e os movimentos migratórios contemporâneos, enquanto outros oferecem apenas uma visão superficial ou omitem completamente essa realidade. A pesquisa foi realizada como parte do programa de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência – REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A falta de uniformidade na inclusão desse conteúdo nos currículos pode influenciar a compreensão dos estudantes sobre a diversidade de experiências vivenciadas por aqueles que enfrentam a migração. A inclusão, ou sua falta, do reconhecimento de migrantes no sistema educacional, pode ser um reflexo de como o país vê o migrante e como lidam com a migração. São questionamentos que devem ser feitos para que a migração traga mais benefícios para o país e seus residentes, e transforme as vidas de quem estão lutando por sobrevivência.

Externa à Instituição - ANA CAROLINA CERQUEIRA MEDRADO - UFBA
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Presidente - 2414166 - RODRIGO MATOS DE SOUZA
Interno - 3012002 - TEL AMIEL