Banca de DEFESA: GLACILENE CAIANA DA SILVA MACÊDO

DISCENTE : GLACILENE CAIANA DA SILVA MACÊDO
DATA : 21/02/2024
LOCAL: online

POLÍTICA DE ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO DF: PERCEPÇÕES DE MULHERES NEGRAS ESTUDANTES DA ESCOLA DOS MENINOS E MENINAS DO PARQUE

Mulheres Negras Estudantes e em Situação de Rua. Políticas Públicas Educacionais. Gênero. Raça. Classe.

A presente dissertação – enquanto uma proposta metodológica antirracista, antissexista e contra hegemônica tem como objetivo geral compreender as percepções das mulheres negras, estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque-EMMP do Distrito Federal, coparticipantes neste estudo acerca da PEPOP - Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua no DF. O estudo procura saber: quem são e quantas são as mulheres negras, que vivem em situação de rua e são estudantes na EMMP, para entender o que elas pensam e buscam na educação formal e por fim, busca fazer uma correlação entre as políticas educacionais na EMMP existentes com as orientações nacionais e locais; se estão alinhadas e materializadas por meio da PEPOP”, se se conectam ao entendimento das estudantes, mulheres negras ouvidas. Para trabalhar esse amplo percurso o estudo se concentrou na trajetória de vida de cinco mulheres negras, estudantes da EMMP, e como macro categoria de análise demos foco também nas políticas públicas educacionais voltadas para pessoas em situação de rua no Brasil e no DF. Com efeito, a pesquisa foi organizada em três partes, sendo a Parte I a explanação da tessitura das ideias sobre a construção do texto e considerações iniciais; a Parte II a construção metodológica, para fins de compreender os conexos subtemas de pesquisa, contendo a Revisão Bibliográfica (Capítulos 1 e 2) com diversas autoras e autores, especialmente decoloniais e anticoloniais para compreender o contexto em que as mulheres negras se inscrevem nessa situação de múltiplas vulnerabilidades (especialmente em termos de raça, classe e gênero); e a Parte III (Capítulo 3) resultados da pesquisa de campo, contendo as análises do conteúdo.

Externa à Instituição - JACYARA SILVA DE PAIVA - UFES
Externa ao Programa - 4316431 - MARIA CLARISSE VIEIRA - nullPresidente - 2558243 - RENISIA CRISTINA GARCIA FILICE
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 13:36