Infância e escolarização nas páginas da Revista Brasília (1957-1967)
Infância e escolarização. Imprensa. Representações sociais. Revista Brasília. Brasília.
Considerando como fonte de estudo a Revista Brasília, periódico em circulação no Brasil entre os anos de 1957 e 1988, cuja criação propunha convencimento da opinião pública sobre a importância de transferir a capital do Brasil, no sudeste brasileiro, para o interior do país – região centro-oeste, o uso deste periódico nesta pesquisa articula um olhar sobre as possíveis representações sociais apresentadas por este impresso com relação à infância e a escolarização divulgada em suas páginas no recorte histórico entre 1957 e 1967. A investigação desses objetos transita em tempos bem específicos: antes da inauguração de Brasília (1957-1960) e após sua institucionalização como capital do Brasil (1960- 1967). Para tanto, a orientação escolhida para o entendimento de representações sociais encontra aporte em Roger Chartier. Chartier (1990) considera que os conflitos por representação são tão expressivos e reais quanto aqueles conexos a questões econômicas, porém, estes, por representações, tendem a ocorrer de modo simbólico, conforme supomos manifestar nas páginas da Revista Brasília. A metodologia de pesquisa aqui aplicada encontra-se na análise documental de textos e imagens, conexas aos objetos infância e escolarização, localizados na Revista Brasília, bem como nos indicativos destes. Nesse sentido, assim como os textos, os recursos fotográficos, dentro da Revista Brasília, são elementos explorados e considerados como vestígios de uma história recente, que no escopo dasrepresentações visualizados por Chartier, unese à disposição da historiografia da educação em examinar os mais diversos recursos como subsídio que nos aproxime de fatos outrora acontecidos. Com o olhar voltado aos detalhes da Revista Brasília, sua iconografia, a infância e a escolarização nela apresentadas, é que nos propomos a investigar e analisar os indicativos de representação desta infância e escolarização que compuseram as publicações deste impresso ao longo do percurso histórico estabelecido, com a hipótese de a Revista Brasília estabelecer, em suas páginas, um olhar preestabelecido sobre a infância e escolarização da ocasião, de modo a transpor essa visão aos apreciadores e consumidores do impresso.