DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PARA OS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNB NA PERCEPÇÃO DO SERVIDOR E DO GESTOR
Educação; Formação continuada em serviço. Servidores técnico-administrativos.
Esta aborda a formação continuada em serviço dos Servidores Técnico-Administrativos (TAEs) da UnB. Explorando o conceito de formação continuada e sua implementação no serviço público federal, os autores que sustentam o estudo são: Castanho (2008), Friedmann (1946), Imbernón (2010), Marcelino (2004), Naville (1950) e Steil (2002), Decretos nº 5.707/2006 e nº 9.991/2019, Salles (2004), Gatti (2008) entre outros. O objetivo do estudo é analisar os desafios e as possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnicoadministrativos da UnB, a partir das percepções dos próprios servidores e dos gestores, com o intuito de destacar melhorias baseadas nas necessidades identificadas pelos participantes da pesquisa. A questão norteadora da pesquisa é: “Quais os desafios e possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnicos administrativos da UnB na percepção do servidor e do gestor?” É uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa. A pesquisa contempla os seguintes procedimentos e instrumentos a análise de dados bibliográficos, documental, questionários e entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados revelam que a maioria dos servidores considera a formação continuada como uma ferramenta importante para o desenvolvimento profissional e institucional, embora apontem desafios, dificuldades e necessidades de melhorias. O estudo ressalta a importância de aprimorar as práticas formativas e fomentar o diálogo entre servidores, gestores e a Coordenadoria de Capacitação. Como produto apresenta-se um Guia Prático para a Formação dos TAEs da UnB: um Caminho para o Desenvolvimento Profissional e Institucional.