O uso do alimento como suporte pedagógico para desenvolver a aprendizagem significativa
Alimentação; Teoria da Aprendizagem Significativa; Dificuldade de Aprendizagem
Os documentos oficiais que norteiam a organização do ensino fundamental preveem a sua organização em áreas do conhecimento, as quais buscam favorecer a comunicação entre os diferentes saberes dos componentes curriculares, com o intuito de estimular a aprendizagem significativa. No entanto, tal proposta tem apresentado como desafio a superação de um modelo educacional historicamente fortalecido, no qual os docentes trabalham de forma isolada em suas disciplinas, dificultando a articulação dos saberes e a aproximação com a realidade dos estudantes. Soma-se a isso a dificuldade dos alunos em compreender os assuntos trabalha nas disciplinas, resultantes do distanciamento entre a teoria e a prática em sala de aula. Diante disso, o estudo proposto teve como objetivo desenvolver um projeto pedagógico que permitisse trabalhar saberes de forma integrada e contextualizada nas disciplinas, utilizando o alimento como tema gerador para favorecer a aprendizagem significativa. A pesquisa proposta recorrerá à abordagem qualitativa, apresentando como principais referenciais para os temas trabalhados: Braga (2004), Alves (2014) Lauand e Chasseraux (2012), Cascudo (1983), Carneiro (2003), Flandrin e Montanari (2020), Moreira (1999, 2011) e Ausubel et al (1980). Como potencial produto técnico, pretende-se propor projeto interdisciplinar para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Brasília, tendo por tema transversal o alimento, de modo que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolva de forma dinâmica, desafiadora e divertida, considerando as experiências de vida dos estudantes e favorecendo a aprendizagem significativa