Banca de DEFESA: Lukas Thiago Cardoso

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lukas Thiago Cardoso
DATA : 28/11/2024
HORA: 19:30
LOCAL: Sala de Webconferência
TÍTULO:

GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO PDDE EM LUZIÂNIA, GOIÁS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar; PDDE; Gestão Democrática; Conselho Escolar; CECAMPE.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A dissertação apresentada à Universidade de Brasília investiga a gestão participativa e democrática dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em duas escolas estaduais de Luziânia, Goiás, com uma abordagem interdisciplinar. Neste contexto, o presente estudo surge com o propósito de realizar uma análise minuciosa sobre a efetividade da gestão democrática dos recursos provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com ênfase na participação ativa da comunidade escolar, em duas instituições pertencentes à rede estadual de Goiás, situadas no município de Luziânia. Justifica-se pela importância do PDDE como instrumento para fortalecer a infraestrutura e a gestão escolar, especialmente em regiões vulneráveis, e pela relevância de uma gestão democrática para a eficácia do programa. Os objetivos da pesquisa incluem mapear a trajetória histórica do PDDE. Também se busca conceituar a gestão democrática na educação brasileira. Além disso, a pesquisa investiga os mecanismos de participação da comunidade escolar na gestão dos recursos do PDDE. Por fim, analisa-se o impacto das formações oferecidas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE). O problema de pesquisa pretende verificar quais são os desafios e a realidade da implementação da gestão democrática e participativa do PDDE, considerando a integração de abordagens interdisciplinares na prática escolar? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise documental para coletar dados, visando entender as percepções e experiências dos envolvidos. O estudo contextualiza o PDDE no cenário das reformas educacionais dos anos 90, abordando o papel do Estado e os desafios na gestão dos recursos financeiros, e destaca a necessidade de um observatório governamental para avaliação contínua do programa. Conclui-se que os resultados podem contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas à gestão escolar e à participação comunitária na administração dos recursos educacionais, oferecendo insights valiosos tanto para instituições de formação de gestores e conselheiros escolares quanto para os próprios gestores e conselheiros.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Externo à Instituição - JORGE MANOEL ADÃO - UEG
Presidente - 1476784 - REMI CASTIONI
Notícia cadastrada em: 14/11/2024 11:53
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