ALUNOS ALTAMENTE HABILIDOSOS E A POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Educação; desempenho escolar; Educação Especial; inclusão; Altas Habilidades/Superdotação.
O presente projeto de pesquisa se propos a analisar por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa a possível contribuição do atendimento educacional especializado para a aprendizagem escolar no ensino regular da Educação Básica, de um grupo de alunos identificados com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação e sendo atendidos em sala de recursos para Altas Habilidades. Pretendeu-se conhecer o universo deste atendimento e suas práticas, visando a difusão da importância do atendimento especializado de alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, como uma das ferramentas pedagógicas que contribuiu para uma boa aprendizagem escolar no ensino regular. Com as informações obtidas nessa pesquisa ilustramos, por meio de um e-book, possibilidades de práticas docente, que dizem respeito ao atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação com intervenções adequadas, oportunizando a inclusão desses estudantes na sala de ensino regular. A pesquisa mostrou que o AEE para altas habilidades/superdotação, influenciou na aprendizagem no ensino regular, bem como nos aspectos socioemocionais. Viu-se que a inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação, no ensino regular é tão importante quanto o AEE. O encaminhamento para as salas de recursos do AEE e atividades de atendiemnto adequadas na escola regular, formam o conjunto de atendimentos especialzados para esse público.