Recursos Educacionais Abertos em Escolas de Governo da União
Recursos Educacionais Abertos; Escola de Governo; Conhecimento Aberto; Recursos Educacionais Digitais.
Nas últimas décadas, o Estado, movimentos organizados pela sociedade civil e organismos multilaterais apoiam e incentivam a produção de materiais e conteúdos educacionais em formato aberto e acessível. No Brasil, algumas instituições públicas que atuam com educação produzem e disponibilizam materiais nesse formato denominados de Recursos Educacionais Abertos (REA). As escolas de governo são instituições formais de educação que tem como principal atividade a formação e o desenvolvimento de agentes públicos, sendo que algumas delas disponibilizam acesso a diversos conteúdos com o intuito de publicizar vídeos, e-books e apresentações utilizadas em palestras que possuem teor educativo. Entretanto, os recursos educacionais produzidos pela maioria dessas escolas são desenvolvidos e disponibilizados através de uma perspectiva de materiais mais rígidos, conhecidos como objetos de aprendizagem. Essa perspectiva vai de encontro com as atuais políticas de acesso, abertura e transparência como ocorre com as iniciativas de governo aberto, dados abertos, ciência aberta dentre outros que divulgam abertamente os materiais produzidos e financiados com orçamento público. Este trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas e percepções sobre o uso de REA nessas escolas de governo no âmbito da União. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa utilizando como percurso metodológico uma revisão de literatura e um levantamento de dados por meio de dois instrumentos, um questionário online e uma pesquisa das páginas web oficiais das escolas de governo pesquisadas. Os dados coletados foram descritos e interpretados a partir de três categorias: conhecimento sobre REA, práticas com REA e políticas institucionais para incentivo a adoção de REA. Os resultados encontrados sugerem que as escolas de governo que participaram do questionário conhecem características básicas acerca dos REA, possuem insegurança quantos as questões jurídicas de direitos autorais e alternativas para licenciamento e armazenamento e tem interesse em aprofundar conhecimentos sobre os assuntos. Como produto técnico da pesquisa, será apresentada uma proposta de ações que auxiliem as escolas de governo da União na adoção de um modelo de produção de conteúdos educacionais de acordo com as premissas dos Recursos Educacionais Abertos.