Banca de DEFESA: Ozenilde Santos do Nascimento

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ozenilde Santos do Nascimento
DATA : 08/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Salao de Atos FEUnB
TÍTULO:

OS SABERES DOCENTES QUE ORIENTAM A PRÁXIS PEDAGÓGICA NO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

educação; saberes docentes; alfabetização; formação continuada; práxis pedagógicas.


PÁGINAS: 296
RESUMO:

Este estudo tem como objeto de investigação saberes docentes dos professores alfabetizadores,
buscando analisar os saberes que orientam a práxis pedagógica de docentes atuantes no Bloco
Inicial de Alfabetização (BIA) em uma escola pública do Distrito Federal (DF). Ao olhar de
forma minuciosa para os saberes docentes do professor alfabetizador, tem-se a seguinte
indagação: quais os saberes docentes que orientam a práxis pedagógica necessária ao professor
alfabetizador? Visando contemplar essa questão, a pesquisa se ancorou na abordagem
qualitativa no ambiente escolar, por acreditarmos que é um espaço que apresenta a diversidade
humana e podemos perceber as multifacetas da alfabetização. Diante da complexidade do
assunto que representa os saberes docentes na alfabetização, almeja-se situar o estudo por meio
das contribuições de Marcílio (2016), Mortatti (2000, 2004, 2008, 2010, 2019) quando
abordada a história da alfabetização e do analfabetismo no Brasil. Frade (2007), Ferreiro (1995),
Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2009, 2012, 2016, 2022) são referências para embasar as
discussões sobre alfabetização, letramento e as práxis pedagógicas alfabetizadoras. A partir
dessa compreensão, trata-se da temática central da pesquisa que se refere aos saberes docentes,
utilizando o aporte teórico apresentado pela perspectiva da Sociologia, principalmente, por
meio dos estudos realizados por Tardif (2000, 2013, 2014, 2022), Freire (1987, 1996, 1999),
Pimenta (1999) e Imbernón (2011) dentre outros. Para tanto, realizamos um estudo de caráter
empírico mediante um estudo de caso sobre os saberes docentes dos professores de
alfabetização da instituição selecionada. Os dados foram coletados por meio do Grupo Focal,
questionário e a observação das aulas com docentes do BIA. Para a análise técnica dos dados
coletados realizamos a Análise de Conteúdo com base em Bardin (2011) que possibilitou a
interpretação da prática social dos professores alfabetizadores. Alicerçados nos resultados e
aportes teóricos, analisamos os dados encontrados conforme os relatos e vivência dos
alfabetizadores durante o exercício da profissão. Seus relatos demonstraram que apesar dos
dilemas enfrentados, exercem a profissão por amor, compartilham experiências e constroem
juntos saberes que resultam na reconfiguração da práxis pedagógica. Porém podemos com base
no estudo inferir que a formação continuada dos alfabetizadores precisa acontecer e ser pensada
com base na práxis para que possa instrumentalizar esse profissional para desempenhar com
qualidade sua função e de forma reflexiva. Como contribuição técnica elaboramos um guia
intitulado como Guia prático do alfabetizador: saberes e narrativas para a formação docente,
trazendo leituras, reflexões e dicas acerca do processo de alfabetização de forma clara e
objetiva, servindo como apoio teórico e prático para esses profissionais alfabetizadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1686878 - FERNANDO BOMFIM MARIANA
Interno - 1104190 - FRANCISCO JOSE RENGIFO HERRERA
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Externa à Instituição - FATIMA APARECIDA DE SOUZA - UFBA
Notícia cadastrada em: 26/01/2025 12:33
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