Eu represento algo muito maior que eu: Trajetórias educacionais dos estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília
Educação; Inclusão; Direitos humanos; Trajetória educacional; Deficiência visual; Deficiência auditiva.
A presente pesquisa objetiva compreender, a partir das narrativas de estudantes com deficiência visual e/ou auditiva do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, como foram dadas as relações entre educação, inclusão e direitos humanos em suas trajetórias no ensino básico e no ensino superior. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa através de entrevistas semiestruturadas com três estudantes, sendo um com surdocegueira, um com deficiência visual e uma com deficiência auditiva. As entrevistas foram exploradas a partir da análise temática, baseando a fundamentação teórica no Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner. Algumas indagações precisarão ser respondidas, tais quais: Qual o apoio que esses estudantes receberam durante a educação básica e superior? Quais os obstáculos encontrados durante sua trajetória? Como as experiências desses estudantes dialogam com o processo de inclusão e a educação como direito humano? Quais melhorias podem ser incorporadas no processo de inclusão? A relevância do estudo parte da necessidade de dar protagonismo às pessoas com deficiência e valorizar suas experiências pessoais, a fim de entender o cenário educacional no processo de diálogo com a inclusão e os direitos humanos. As narrativas apontaram falhas no processo de inclusão e direitos humanos, inaplicabilidade de práticas inclusivas no cotidiano escolar e acadêmico e a importância do conhecimento dos conceitos de deficiência para reconhecimento como sujeito de direitos. A partir desta pesquisa, sugeriu-se um evento de extensão, buscando melhorias no processo educacional a partir de palestras e oficinas que contemplem os assuntos que permeiam a educação inclusiva, acessibilidade e direitos humanos.