Banca de DEFESA: SUHELEM BRASIL SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUHELEM BRASIL SANTOS
DATA : 14/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Atos / FE 01 - Faculdade Educação - Campus Darcy Ribeiro / Asa Norte
TÍTULO:

OS CURRÍCULOS DA SOCIOEDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO SOCIOEDUCATIVA NO DISTRITO FEDERAL (2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Currículo; Socioeducação; estudo de caso; unidade de internação.


PÁGINAS: 199
RESUMO:

Esta dissertação investiga os currículos da Socioeducação, com foco em uma unidade de internação do Distrito Federal. O estudo tem como problema de pesquisa: como se organizam os currículos da Socioeducação em uma unidade de internação no Distrito Federal? Os objetivos incluem analisar essa organização; identificar o inventário de pesquisas científicas sobre as relações entre educação, Socioeducação, organização do trabalho pedagógico e currículo; mapear a organização do trabalho pedagógico no contexto socioeducativo, destacando suas conexões com o currículo; identificar os currículos modelados na unidade de internação, considerando sua influência no cotidiano institucional; propor um curso de formação continuada para profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal, com vistas à qualificação das práticas pedagógicas e à elaboração de um projeto político-pedagógico. A abordagem teórico-metodológica aproxima-se do materialismo histórico-dialético, utilizando a categoria da contradição. O estudo adota uma metodologia qualitativa, exploratória, com a estratégia de estudo de caso, combinando análise de conteúdo categorial e triangulação de dados. Os dados foram obtidos por meio do estado do conhecimento, análise documental e entrevistas semiestruturadas com profissionais e adolescentes. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Gimeno Sacristán, Michael Apple e Torres Santomé. As categorias analíticas identificadas incluem: gestão participativa versus centralização; flexibilidade e adaptação versus rigidez e normatização excessiva; conteúdos e métodos significativos versus atividades fragmentadas e descontextualizadas; e avaliação emancipatória versus avaliação punitiva. Essas categorias revelam as contradições e potencialidades dos currículos na organização do trabalho pedagógico na unidade investigada. Os currículos da Socioeducação evidenciaram a coexistência de currículos prescritos e modelados. Verificam-se dificuldades de adaptação às necessidades individuais dos adolescentes, enquanto a centralização das decisões reduz a autonomia das equipes. Como proposta técnica, a dissertação sugere um curso de formação continuada para os profissionais da unidade, com ênfase na construção de projetos político-pedagógicos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA PINHEIRO NASCIMENTO SILVA - UCB
Externa ao Programa - 1863319 - CYNTHIA BISINOTO EVANGELISTA DE OLIVEIRA - UnBExterna à Instituição - DAYANE SILVA RODRIGUES - SEJUS
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Notícia cadastrada em: 07/02/2025 09:44
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