A Formação Inicial de Pedagogos para a Inovação Educacional e o Uso de Metodologias Ativas
Educação; Metodologias Ativas; Inovação Educacional; Formação; Pedagogia; Universidade de Brasília.
A presente pesquisa investiga como estão contemplados os conceitos de inovação educacional e de metodologias ativas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e se existem, no currículo do curso de Pedagogia da UnB, disciplinas e/ou práticas que proporcionem uma compreensão aprofundada sobre esses conceitos. A questão norteadora é: “O currículo do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília oferece aos futuros pedagogos uma formação básica inicial para a inovação e para o uso de metodologias ativas?”. O objetivo geral é investigar como estão contemplados os conceitos de inovação educacional e de metodologias ativas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia e se existem, no currículo do curso de Pedagogia da UnB, disciplinas e/ou práticas que proporcionem uma compreensão aprofundada sobre esses conceitos. Com uma abordagem qualitativa, embasada no Estudo de Caso (GIL, 2009) e com uma perspectiva de análise crítica do contexto social presente na Educação Básica os procedimentos de pesquisa incluem a revisão do estado do conhecimento, a análise documental aplicação de questionários, cujo público-alvo são estudantes do curso matriculados em disciplinas de prática de estágio supervisionado. Como resultado, observa-se que as DCNs para o curso de Pedagogia não contemplam os conceitos de inovação educacional e de metodologias ativas; que o PPPC do curso bem como as ementas das disciplinas que compõem a dimensão formativa apresentam lacunas a respeito da formação teórico-prática para essas ações e, por isso, necessitam de reflexão crítica para reformulá-los; que a compreensão dos estudantes é mais aprofundada quanto às metodologias ativas, entretanto. os conhecimentos acerca da inovação educacional carecem de aprofundamento. Como produto técnico deste trabalho propomos uma oficina com os conceitos e exemplos da inovação educacional intermediadas por metodologias ativas.