EXTENSAO NO ENSINO SUPERIOR E ESCOLAS PÚBLICAS: PARCERIAS E DESENVOLVIMENTOS
extensão universitária; educação básica; formação de professores; impacto social; interação universidade-escola
Este trabalho analisou a interação entre a Universidade de Brasília e a escola pública do Distrito Federal, por meio da extensão universitária. Teve como foco sete projetos extensionistas, desenvolvidos durante os anos de 2020 a 2024, participantes dos editais Licenciaturas em Ação, realizados em escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, analisou a contribuição da extensão universitária para a formação inicial dos estudantes extensionistas, para a formação continuada de professores extensionistas e para a melhoria da qualidade do ensino na educação básica. Os resultados indicam que a extensão cria oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades profissionais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como gera comprometimento com os problemas sociais. Além disso, a extensão pode contribuir para a atualização e o desenvolvimento profissional dos professores extensionistas, estimulando a inovação em suas práticas pedagógicas. No entanto, apesar dos benefícios da extensão para o desenvolvimento profissional dos professores extensionistas, a percepção destes ainda se concentra predominantemente no impacto sobre seus alunos. A pesquisa destaca a importância da extensão como um espaço de diálogo e colaboração entre a universidade e a escola, mas ainda expõe a necessidade de maior abertura para a participação das escolas na criação dos projetos, de maneira que atendam às demandas escolares e cooperativamente construam soluções inovadoras para os desafios da educação. Essa parceria permite que a academia reconheça os problemas da comunidade escolar e oportuniza o compartilhamento de conhecimentos, desenvolvendo ambas as instituições, e abrindo caminhos para futuras pesquisas.