Banca de DEFESA: THIAGO PIMENTEL DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO PIMENTEL DO NASCIMENTO
DATA : 06/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Atos FE01
TÍTULO:

O LUGAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DO MENOR EM CONFLITO COM A LEI, NO RECANTO DAS EMAS-DF


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Educação; Socieducação; ECA; Unidade de Internação; currículo; Distrito Federal


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A presente dissertação buscou compreender o lugar ocupado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA nos currículos da Unidade de Internação do Menor em Conflito com a Lei, localizado no Recanto das Emas - DF. O objetivo geral da pesquisa é identificar o lugar ocupado por esse Estatuto nas rotinas pedagógicas e nos currículos da referida Unidade de Internação. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem qualitativa e encontrou fundamento em conceitos do Materialismo Histórico-Dialético (Marx, 1974), sobretudo na ideia da leitura de mundo do filósofo quanto a sua maneira de enxergar a sociedade sob a lente dos modos de produção e, principalmente, no manuseio/uso de suas categorias ontológicas (Cury 1989; Silva; Rocha, 2023), visando a uma síntese superadora por meio do concreto pensado. Quanto aos procedimentos metodológicos, destacam-se o estado da arte, a análise documental, a produção e aplicação de questionários, com consequente análise de conteúdo dos dados coletados (Bardin, 1977; 2016). O lócus da pesquisa foi, então, a Unidade de Internação do Menor em Conflito com a Lei, localizado no Recanto das Emas - DF.. Os resultados apontaram, Projetos Pedagógicos, Pedagogia de Projeto, Transversalidade, ECA, ECA Transversal. a) o currículo praticado pela UNIRE prima pela ressocialização, em observância aos artigos 4º e 53 do ECA, muito embora o currículo da formação desses profissionais encontre inúmeros percalços para garantir que essa temática seja efetivamente contemplada e b) os profissionais interlocutores se preocupam com a prática de educação restaurativa, em atenção aos direitos prescritos no ECA, o qual está, em parte, sendo trabalhado no Projeto PolíticoPedagógico utilizado pela UNIRE, haja vista várias falas dos sujeitos da pesquisa demonstrarem preocupação com a obediência e a aplicabilidade do ECA nas rotinas pedagógicas e no ensino prestado pela instituição, embora, aparentemente, ainda seja necessário melhor aperfeiçoamento das referidas rotinas e práticas pedagógicas


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Presidente - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Externo à Instituição - MARCOS DE LIMA PORTA - PUC - SP
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/05/2025 13:28
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