Ações afirmativas: estudo de caso múltiplo sobre a implementação da política de cotas raciais na pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás.
Ações afirmativas; pós-graduação stricto sensu; Universidade de Brasília; Universidade Federal
de Goiás.
Nas instituições de ensino superior públicas, tem-se observado uma difusão significativa e
crescente de políticas de inclusão, decorrente principalmente da aprovação de resoluções em
seus conselhos universitários, determinando que seus programas de pós-graduação criem ações
afirmativas em seus processos de seleção, numa tentativa de impulsionar a entrada da
população negra nesse nível de ensino. A presente pesquisa constrói-se na Área de
Concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em
Educação – Profissional da Universidade de Brasília. O objetivo deste estudo de caso múltiplo é
comparar os instrumentos de implementação da política de cotas raciais nos programas de pós-
graduação stricto sensu da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás
(UFG) e ainda analisar dados de ingresso, de modo a identificar possíveis contribuições entre as
instituições. Com apoio nos estudos de Bernardino-Costa (2024), Feres Júnior (2018), Gomes
(2022) e Venturini (2023) acerca da implementação de cotas raciais na educação, foi possível
verificar que, ainda que haja pontos de contribuição entre as duas instituições pesquisadas,
ambas se alinham à maioria das universidades brasileiras que introduziram políticas de ações
afirmativas, que o fizeram sem, no entanto, implementar mudanças mais profundas que
procurem de fato incluir os grupos minorizados.