Assistência Estudantil no Ensino Superior: Uma Análise da Política Institucional em Três Universidades do do Centro-Oeste
Assistência estudantil; Permanência estudantil no ensino superior; Evasão do ensino superior
A assistência estudantil constitui uma política pública
importante, prevendo a concessão de subsídios que
permitem aos estudantes manterem-se na universidade,
bem como concluir os cursos de graduação. Avaliar e
analisar a efetivação desses programas e o percentual de
evasão possibilita uma compreensão mais ampla sobre
como as universidades têm concebido as políticas de
assistência estudantil e sua relação com a redução da
evasão. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo
geral avaliar a relação entre a efetivação das políticas do
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e
os índices de evasão escolar em três universidades federais
da região Centro-Oeste do Brasil, propondo estratégias,
baseadas em evidências encontradas na pesquisa, para
aprimorar a permanência estudantil. Em relação aos
procedimentos metodológicos, busca-se analisar três
universidades da região Centro-Oeste do Brasil: a
Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul e a Universidade Federal de Goiás.
Recorrendo à pesquisa documental, a partir de fontes
primárias e dados secundários, mediante análise indutiva,
propõe-se a elaboração de um relatório técnico
considerando os dados obtidos no decorrer da pesquisa.
Além disso, pretende-se apresentar um quadro referencial
de boas práticas que podem ser implementadas com base
nas conclusões do estudo, de modo a ampliar a efetividade
e o alcance da assistência estudantil.