Banca de DEFESA: LUANA MACEDO CORDEIRO

DISCENTE : LUANA MACEDO CORDEIRO
DATA : 07/10/2022
LOCAL: virtual

Amor romântico e relacionamento amoroso em perspectiva: processos formativos construídos com mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensão.

Mulheres, Amor romântico, Relacionamento amoroso, Oficinas de extensão, Processos formativos

O objetivo dessa pesquisa foi compreender as perspectivas de amor romântico e relacionamento amoroso produzidas com as mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensão. Como objetivos específicos da pesquisa, realizou-se três oficinas de extensão de caráter formativo com as mulheres da Universidade de Brasília, que possibilitaram a identificação dos processos formativos emergidos a partir da realização das oficinas de extensão, assim como das perspectivas sobre amor romântico e relacionamento amoroso produzidas com as mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensão. Como ponto de partida, a pesquisa apresentou uma proposta crítica de conceituação aos conceitos-chave da pesquisa, que foram tensionados face a marcadores sociais da diferença. Ademais, a dissertação apresentou o estado da arte dos conceitos-chave, assim como a revisão sistemática de literatura, em que foram identificadas as lacunas que essa pesquisa procurou suprir. Como percurso metodológico, essa pesquisa apoiou-se na imbricação das perspectivas de pesquisa-formação e metodologia de história e narrativa de vida, as quais embasaram a construção de oficinas de extensão, ocorridas entre setembro e outubro de 2021, orientadas pelas técnicas de pesquisa gameplay e trabalho biográfico com objetos. As dezenove mulheres participantes dos três eventos de extensão conformaram a processos formativos que constroem conhecimento sobre as temáticas de amor romântico e relacionamento amorosos de modo crítico, democrático e horizontal. Dos temas geradores, emergiram dez subcategorias, a partir da interação das mulheres participantes dos encontros: (a) tecnologias de gênero, (b) desconstrução, (c) dissidência, (d) violência, (e) dependência afetiva, (f) religião cristã, (g) relacionamento saudável; (h) superação de dificuldades em casal, (i) dispositivo materno e (j) superação individual. Com considerações finais, a pesquisa demonstrou a necessidade de politização dos afetos e dos temas da intimidade em contextos laborais e estudantis universitários e constitui-se como passo embrionário para a possibilidade de construção de um diálogo permanente e radical, mediante uma experiência extensionista educativa, crítica, horizontal e democrática sobre amor romântico e relacionamento amoroso na Universidade de Brasília.

Presidente - 1686878 - FERNANDO BOMFIM MARIANA
Externa ao Programa - 1495765 - CAETANA JURACY REZENDE SILVA
Externa ao Programa - 2079994 - TANIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MAIRA CAVALCANTI VALE - UFSCAR