Banca de DEFESA: Mara Rúbia Rodrigues da Cruz

DISCENTE : Mara Rúbia Rodrigues da Cruz
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Sala de Atos / FE 01 - Faculdade Educação - Campus Darcy Ribeiro / Asa Norte

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM NA “MODELAGEM DO CURRÍCULO” EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

Pedagogo. Atuação. Currículo modelado. Educação.

A presente pesquisa buscou compreender a atuação do Pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da rede pública de ensino do Distrito Federal, bem como analisar a sua influência ou não na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) junto ao corpo docente. Para tanto, fez-se uma análise histórica do surgimento do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA) por meio do estudo da legislação vigente e de sua Orientação Pedagógica. Percebeu-se a necessidade do referido estudo, por ainda haver incertezas em relação ao trabalho desse profissional e de sua atuação pedagógica da escola. Propõe-se como pergunta central de pesquisa: qual a possível atuação do Pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) junto ao corpo docente? Como objetivo geral: Compreender qual a possível atuação do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) junto ao corpo docente. Tratou-se como pressuposto que a possível atuação do Pedagogo junto ao corpo docente das instituições de ensino na fase de “modelagem curricular” (SACRISTÁN, 2017) pode possibilitar que o professor entenda a amplitude da gestão curricular e de como a reorganização do currículo pode ser promotora de garantia de aprendizagem dos estudantes atendidos pelo EEAA. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório, com a realização de pesquisa de campo e estudo de caso único (YIN, 2015). O cenário da pesquisa foi uma escola da rede pública de ensino fundamental – anos iniciais na cidade de Samambaia, situada no Distrito Federal – tendo como sujeitos/as os pedagogos/as da EEAA e os/as professores/as. A investigação teve suporte teórico na pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2012). A metodologia de pesquisa empregada se materializou pelos seguintes procedimentos investigativos: revisão bibliográfica; análise documental; entrevista semiestruturada com as pedagogas da EEAA e com 10 professores; questionário aplicado em 49 Pedagogos da SEEDF atuantes nas 14 regionais de Ensino e na sede; observação dos momentos de atuação do pedagogo junto ao corpo docente de forma individual e coletiva. Para atender as demandas do objeto de estudo articulam-se os seguintes eixos teóricos: 1. Pedagogia e pedagogos: bases teóricas, ancoradas em: Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (1996) e Silva (2017; 2019); 2. Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e Organização do Trabalho Pedagógico: Freitas (1995), Libâneo (2018), Lima e Silva (2020a; 2020b); e 3. Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e o currículo modelado: Sacristán (2017), além dos documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Como produto técnico, será apresentada a proposta de um curso de pós-graduação latu sensu de quatrocentas horas que terá como público-alvo os Pedagogos das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Preliminarmente os dados apontaram que a atuação do pedagogo foi percebida como muito importante dentro da organização do trabalho pedagógico e na modelagem curricular, cabe ressaltar que há uma necessidade de investimento na formação continuada do pedagogo da EEAA por parte da SEEDF. As unidades de registro levantadas foram: A atuação do pedagogo, O pedagogo e o currículo e o pedagogo e a formação continuada. Em relação às categorias foram elencadas de natureza ontológicas e derivadas, a saber: O Pedagogo e o apoio ao professor; O Pedagogo e a organização do trabalho pedagógico; O Pedagogo e o acompanhamento às famílias; O Pedagogo e o currículo; O trabalho do Pedagogo; a Contradição e a Historicidade.

Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Interna - 1098857 - ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ
Interno - 1686878 - FERNANDO BOMFIM MARIANA
Externa à Instituição - MARCIA PEREIRA CABRAL - UEMG