Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.
Currículo; Geografia; Educação Ambiental; Formação
inicial docente; Agenda 2030.
A presente pesquisa teve como foco entender se e como o
currículo influencia na formação ambiental dos discentes
do curso de licenciatura em Geografia da UnB, no
contexto da Agenda 2030. Para análise, buscou-se
embasamento nas ideias curriculares de Apple (2011),
Lopes e Macedo (2011), Santos (2015, 2019) e Macedo
(2007, 2012, 2013, 2018); nas conceituações de formação
docente em Geografia de Milton Santos (1996),
Cavalcanti (2010) e Costella (2013); e nas concepções de
Educação Ambiental de Catalão (2012) e Layrargues
(2020). Para a investigação usou-se como procedimento
da pesquisa a análise de componentes curriculares do
Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia da
UnB (PPP) e a realização de uma oficina com estudantes
da licenciatura do referido curso. A pesquisa revelou que
existem componentes curriculares no PPP que se associam
com a Educação Ambiental, porém não existem menções
explícitas em relação à Agenda 2030. Foi percebido que
os discentes reconhecem a importância da formação
ambiental, mas consideram incipientes a oferta de ações
formativas, bem como não possuem entendimento sobre a
Agenda 2030. Diante dos resultados obtidos, foi proposto
um projeto de extensão que tem como objetivo fomentar a
formação ambiental dos/das estudantes para, assim,
colaborar com o avanço e o fomento de práticas
curriculares voltadas para a formação ambiental em
Geografia.