Banca de DEFESA: Ozana Pereira de Sousa

DISCENTE : Ozana Pereira de Sousa
DATA : 07/03/2023
LOCAL: virtual

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO: O INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS POSSE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS

Educação Profissional. Mundo do trabalho. Institutos Federais. Campus Posse. Egressos.

Ao longo da história da humanidade, o trabalho tem sido uma atividade fundamental na busca do ser humano pela sobrevivência, pela conquista da dignidade e do bem-estar. O contexto atual apresenta inúmeros desafios advindos das constantes mudanças no Mundo do Trabalho. Diante disto, os Institutos Federais, ao mesmo tempo em que devem contrapor à sociedade capitalista, têm a função de ofertar a Educação Profissional. Neste sentido, a presente dissertação se dispôs a avaliar, a partir da perspectiva dos egressos, a função social do Instituto Federal Goiano - Campus Posse na qualificação profissional para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho. Esta pesquisa teve caráter quali-quantitativo e consistiu na análise documental da legislação que rege a educação profissional, de documentos oficiais produzidos pelo MEC e do Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano. O arcabouço teórico baseou-se nos autores: Antunes (2008, 2014 e 2018), Ciavatta e Frigotto (2012), Frigotto (2012), Harvey (2016), Kuenzer (2002, 2011), Laval (2019), Pacheco (2011), Saviani(2007) e Souza (2019), dentre outros. A hipótese levantada foi que o IF Goiano- Campus Posse tem ofertado cursos de qualificação profissional com impacto direto sobre a empregabilidade do egresso, de forma a cumprir com uma de suas importantes funções sociais no campo da educação. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos dos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e egressos do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, concluintes no período de 2015 a 2020/21. Para isto, foi elaborado e aplicado de forma on-line o “Formulário para coleta de dados e acompanhamento de egressos do Instituto Federal Goiano - Campus Posse”. Este instrumento constituiu o produto educacional desta pesquisa. Com base nos dados obtidos constatou-se a visão positiva dos egressos em relação à contribuição da instituição para a formação crítica e cidadã e para a inserção no mundo do trabalho. Como limitação, destacou-se a dificuldade em obter um maior quantitativo de respondentes. Para saná-la, sugeriu-se uma constante atualização de dados dos egressos e estudos futuros envolvendo a temática.

Externa ao Programa - 1543958 - CAROLINE BAHNIUK
Interno - 1686878 - FERNANDO BOMFIM MARIANA
Externa à Instituição - LETICIA LENZI - IFC
Presidente - 064.374.469-00 - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC