Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da Sala de Recursos
Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Sala de Recursos Generalista. Teoria HistóricoCultural. Colaborativa
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos (SR) é uma política pública efetivada gradativamente em todo o Brasil a partir da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No Distrito Federal, é desenvolvida por meio de uma parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores especialistas atuantes na Sala de Recursos Generalista (SRG) são profissionais capacitados e com inúmeras atribuições, como a de formação e orientação dos professores regentes pertencentes ao Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) em escolas classes do DF. A fundamentação teórica pauta-se na Teoria Histórico-Cultural, segundo Vygotsky (2001; 2002; 2003), bem como na legislação que versa sobre o percurso da Educação Especial à Educação Inclusiva no contexto do AEE no Brasil e os documentos norteadores do AEE em SRG no DF. Quanto ao objetivo da pesquisa, buscou-se analisar a possível efetividade e as necessidades de ajustes nas ações interventivas realizadas pelo professor de SRG, nos momentos de formações continuadas, para o fazer pedagógico de professores regentes do BlA. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, destaca-se que a pesquisa foi de natureza qualitativa, com a participação de 12 professoras pertencentes ao quadro de atuação em duas escolas-polo, tendo como instrumentos de pesquisa o memorial e as entrevistas semiestruturadas. O método de análise das informações obtidas foi o hermenêuticodialético, de Minayo (1992). Os resultados apontam efetividade nas atribuições de formador e orientador do profissional do AEE em SRG, ressaltando seu impacto positivo no trabalho dos professores regentes e no atendimento dos estudantes com deficiência. Entretanto, as participantes do estudo apontaram questões relativas à disponibilidade de tempo para a realização dessas atribuições. Assim, um dos ajustes sinalizados abrange a possibilidade de o professor-especialista atuar em um único contexto escolar. Para isso, faz-se necessário rever a documentação a qual prevê a itinerância sobre o AEE em SRG no DF. O estudo possibilitou a proposta de dois produtos técnicos, um relatório técnico conclusivo referente à pesquisa, e um curso de aperfeiçoamento sobre o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Generalista em uma perspectiva colaborativa. Considera-se, com base no estado do conhecimento e nos resultados obtidos, a necessidade de mais pesquisa sobre o tema AEE em SRG, visando ao aperfeiçoamento das atribuições desse profissional, assim como a expansão do conhecimento sobre essas atribuições na comunidade escolar interna e externa para um fazer pedagógico colaborativo que envolva todos os agentes da educação e que amplie as possibilidades de desenvolvimento global dos estudantes com deficiência.