Raízes culturais, rumos educacionais: Um olhar quilombola sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola em Goiás.
Diretrizes Curriculares Nacionais, educação escolar quilombola; currículo; quilombos em Goiás.
O estudo analisa a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) em Goiás e nos municípios de Cidade Ocidental, Iaciara e Cavalcante. Com abordagem qualitativa, o objetivo geral é analisar os planos e programas da Secretaria Estadual e dos municípios de Iaciara , Cavalcante e Cidade Ocidental quanto a implementação das DCNEEQ em escolas que atendem estudantes quilombolas nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos específicos: Identificar como as DCNEEQ são abordadas em pesquisas sobre educação quilombola de 2012 a 2022; Mapear planos e programas das redes estadual e municipais para escolas que atendem estudantes quilombola; Analisar possíveis conexões desses planos com as DCNEEQ. Resultados destacam que os documentos disponíveis nas secretarias de educação não atendem adequadamente às necessidades das escolas quanto à implementação da educação quilombola previstas nas DCNEEQ, limitando-se a ações pontuais. O Plano Estadual de Educação (PEE) de Goiás e os planos municipais citados apresentam metas amplas para a educação em comunidades quilombolas, sem referência explícita às DCNEEQ. O Plano Municipal de Educação (PME) de Cidade Ocidental inclui estratégias específicas para a educação quilombola, porém o relatório de avaliação e monitoramento de 2019 revelou falta de organização e investimento para sua concretização. Quanto aos estudantes quilombolas em escolas fora de suas comunidades, não há estratégias para identificação e monitoramento desses estudantes nos planos de educação dos municípios