A Influência do Modelo Híbrido na Formação e nas Expectativas dos Alunos e Professores no Ensino Pós-Pandemia
Ensino híbrido; Educação póspandemia; Percepção de alunos e professores; Ensino remoto; Ensino presencial; Pandemia de COVID-19; Aprendizado online; Desafios educacionais
O estudo baseia-se na adaptação do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e na transformação digital nas instituições de ensino superior. Considerando o impacto da pandemia no ensino e nas abordagens pedagógicas, a pesquisa investiga como as novas tecnologias foram integradas ao ensino, especialmente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE). Para analisar as percepções de alunos e professores, foi adotada uma abordagem qualitativa com métodos mistos de coleta e análise de dados. Foi elaborado um questionário, com questões abertas e fechadas, abordando as experiências com o ensino remoto, presencial e Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | Faculdade de Tecnologia (FT) | Universidade de Brasília (UnB) | CEP: 70910 -900 Brasília-DF sec@ppee.unb.br | +55 61 3107-5597 | ppee.unb.br 2 híbrido. O questionário foi enviado por e-mail a uma amostra representativa de alunos do curso, garantindo a diversidade de opiniões. As questões foram agrupadas em categorias como desafios, benefícios e perspectivas futuras do ensino híbrido. Os resultados revelaram uma variedade de percepções, destacando tanto as vantagens quanto as dificuldades de cada modalidade. As conclusões fornecem subsídios importantes para o desenvolvimento de estratégias educacionais pós-pandemia, considerando as necessidades dos alunos e os novos modelos de ensino.