Banca de DEFESA: Raissa Pereira Santos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Raissa Pereira Santos
DATA : 23/10/2025
HORA: 10:00
LOCAL: plataforma teams
TÍTULO:

RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS INTERPROFISSIONAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Interprofissionalidade, Práticas Colaborativas, Residência Multiprofissional em Saúde


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O Sistema Único de Saúde (SUS) considerado o maior programa de saúde pública do mundo, atendendo aproximadamente a 80% da população brasileira, atendendo a população de forma universal, integral e gratuita. Tem caráter interprofissional, construído e consolidado como espaço de atenção à saúde, educação profissional, gestão e controle social.. A partir da necessidade das práticas profissionais responderam as demandas do SUS e modelos de educação interprofissionais, comprometidos com a resolução dos problemas encontrados no processo de trabalho e nas especificidades reais nos serviços de saúde. Estrategicamente, foram regulamentadas pela lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde. Tratando de uma modalidade de pós-graduação voltada para a formação em serviço, destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica, têm sido um exemplo de articulação entre a formação e o trabalho. Diante da importância da EIP no contexto de trabalho dos profissionais a partir dos princípios precípuos do SUS, o presente estudo visou identificar e analisar as estratégias de ensino-aprendizagem voltadas ao desenvolvimento de competências colaborativas adotadas nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil a partir de uma revisão de escopo, baseada nas recomendações do manual do Instituto Joanna Briggs, para identificar evidências a partir de bases de dados. Com base na temática do estudo, foi elaborada uma pergunta de pesquisa, para nortear a criação de uma estratégia de busca eficiente, com a combinação de descritores e operadores booleanos, utilizada nas bases de dados BVS, Pubmed, Web of Science e Embase. Como resultados, na triagem final, foram encontrados 14 artigos que cumpriam os critérios de inclusão nesta pesquisa. As estratégias utilizadas pelos PRMS para o desenvolvimento de práticas colaborativas, foram sintetizadas em 4 grandes grupos, aprendizagem no trabalho, dispositivos pedagógicos e reflexivos, organização pedagógica e papés formativos, e avaliação formativa. Entretanto, também foi possível destacar as barreiras que são encontradas para o alcance do desenvolvimento da prática colaborativa, como a sobrecarga assistencial, dificuldades de comunicação e desvalorização da preceptoria, entre outras. Foram elencadas ainda propostas de enfrentamento destas barreiras, como a sistematização do trabalho, apoio da gestão e formação continuada dos envolvidos. As obras encontradas destacam em uníssono como a educação interprofissional é capaz de desenvolver competências colaborativas estudo serviu ainda como base para a produção de um material técnico, um guia de bolso, visando auxiliar na resolução das lacunas evidenciadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2532427 - DAYDE LANE MENDONCA DA SILVA
Interna - 1052334 - DENISE DE LIMA COSTA FURLANETTO
Externa à Instituição - JOSICÉLIA ESTRELA TUY BATISTA - MS
Externa ao Programa - 1304001 - MARIA CHRISTINA DOS SANTOS VERDAM - null
Notícia cadastrada em: 09/10/2025 14:44
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app34.sigaa34