Banca de DEFESA: Elaine Ramos de Moraes Rego

DISCENTE : Elaine Ramos de Moraes Rego
DATA : 07/12/2022
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetupjoin/19%3ameeting_YWNiYjQ2NzEtMWVhNC00ODYxLWFlODktZmVkY2MzMmU

“CONSUMO EXCESSIVO DE BEBIDA ALCOÓLICA E SUICÍDIO”

“ Epidemiologia; Mortalidade ; Suicídio; Consumo de álcool;”

“ Introdução: O suicídio é um problema importante de saúde pública mundial, e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ocorre com frequência nesse desfecho. Entretanto, a associação entre prováveis fatores relacionados ao consumo de álcool em vítimas de suicídio é pouco investigada. Objetivo: Verificar os níveis de consumo de bebidas alcoólicas entre vítimas de suicídio no Distrito Federal (DF) no período de 2015 a 2019 e fatores associados. Método: Estudo transversal com casos de óbitos por suicídio no DF entre 2009 e 2019. Foram coletadas informações sobre uso de drogas, dados de necropsias e características sociodemográficas das vítimas. Uma equipe treinada avaliou todos os casos para determinar os fatores associados ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas. A concentração de álcool no sangue foi usada para definir a seleção. A análise de regressão de Poisson foi aplicada para calcular a medida de associação Odds Ratio e respectivos intervalos de confiança. Resultados: Os dados relativos aos óbitos foram colhidos em um banco de dados com 1181 suicídios. Ser do sexo masculino, ter a cor preta e parda e ter um emprego foram os fatores de forte associação com a concentração mais elevada de etanol no sangue das vítimas (≥ 2.51g/L). Outros fatores mostraram associação um pouco menor (OR < 3.72): ser solteiro ou separado ou viúvo, ter cocaína identificada no exame toxicológico, ter escolaridade superior a 8 anos de estudos e a presença de maconha no toxicológico. Conclusão: O consumo exagerado de álcool foi associado como fator de risco para suicídio.

Externa à Instituição - ANA CLAUDIA MORAIS GODOY FIGUEIREDO
Presidente - 2532427 - DAYDE LANE MENDONCA DA SILVA
Interno - 1063328 - EVERTON LUIS PEREIRA
Externa à Instituição - SIMONE SEIXAS DA CRUZ - UFRB